quarta-feira, abril 2, 2025

LocalizaLabs reúne mulheres para discutir o papel feminino na tecnologia

Compartilhar

O mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil tem mostrado um aumento contínuo na presença feminina. Conforme apontado pela pesquisa Diversidade de Gênero no setor TIC em 2023, realizada pela Brasscom, a participação das mulheres no setor cresceu 7,7% ao ano entre 2020 e 2023, superando o crescimento masculino em 1,5%. O estudo, divulgado em fevereiro deste ano, também indicou que as mulheres estão conquistando mais espaço em funções técnicas e de liderança, apesar dos desafios ainda enfrentados no setor.

Neste contexto, o LocalizaLabs, laboratório de tecnologia e ciência de dados da Localiza, promoveu, no último dia 13 de março, em Belo Horizonte, o evento “Mulheres na Tecnologia: Protagonismo Feminino e Desafios no Setor”. Com a participação de lideranças da Localiza&Co, Microsoft e representantes do coletivo Minas de Minas Crew e da marca Pele Rara, o evento contou com a presença de mais de 400 pessoas e fomentou discussões sobre as oportunidades para mulheres na tecnologia e o papel fundamental de redes de apoio na promoção da inclusão.

Evento “Mulheres na Tecnologia: Protagonismo Feminino e Desafios no Setor” contou com a presença de mais de 400 pessoas e fomentou discussões sobre as oportunidades para mulheres na tecnologia. Crédito: Divulgação Localiza&Co.

Paula Silva, Diretora de Produto da Microsoft, destacou a importância de mulheres em cargos de liderança para impulsionar transformações organizacionais. “Ter mais diversidade nas empresas é essencial. Somente quando temos representantes desses grupos subrepresentados, como mulheres, em cargos de liderança é que as coisas começam a mudar: só quem está vive o dia a dia como minoria sabe o que tem que ser feito. Ela também ressaltou a relevância dos grupos de afinidade nas empresas, como ferramentas para garantir ambientes inclusivos e acolhedores para as mulheres.

Importância do evento e seu impacto no setor

Em um setor que ainda é amplamente masculino, eventos como o realizado pelo LocalizaLabs são cruciais para estimular o protagonismo feminino. Além de promover debates sobre diversidade e inclusão, iniciativas como essas fortalecem redes de mentoria e apoiam o desenvolvimento de novas lideranças. Dados da Brasscom reforçam que, embora a participação das mulheres esteja crescendo, o setor ainda apresenta desigualdades que precisam ser enfrentadas com estratégias contínuas de inclusão.

Carol Jaued, Fundadora e líder do coletivo Minas de Minas Crew, compartilhou sua experiência como empreendedora no mundo do grafite, relatando os desafios de inserção feminina em um ambiente tradicionalmente dominado por homens. “O grafite é uma arte pública e acessível, mas a participação feminina ainda é restrita. Estamos trabalhando para mudar esse cenário”, afirmou, mencionando seus esforços para democratizar o acesso dessa arte para outras mulheres.

Cynthia Nara, CEO & Founder Pele Rara, enfatizou o papel transformador da tecnologia e a necessidade de uma maior participação feminina nas inovações. “A tecnologia tem o poder de mudar vidas, e é essencial que mais mulheres façam parte dessa revolução”, disse Cynthia, que atua no BH-TEC, um espaço voltado à pesquisa e inovação em Minas Gerais.

As análises da pesquisa divulgada pela Brasscom, indicam que o viés de gênero é o fator impactante na ascensão de mulheres a cargos de liderança e salários mais altos. Os dados, em um recorte de escolaridade por gênero no setor, apontam que 9,9% das mulheres em cargos de diretoria e gerência são pós-graduadas. Entre os homens na mesma posição, o índice é de apenas 8,2%.

Débora Mariano, Data Engineer Lead na Localiza&Co, entende que ainda há obstáculos no que diz respeito à formação de mulheres na área. “Temos muitos obstáculos a superar, principalmente no incentivo às meninas para que sigam carreiras na área de tecnologia desde cedo”, explicou. Ela ainda destacou a importância de programas como o “Garota Tecnológica”, iniciativa da Localiza que visa incentivar e apoiar a entrada de mulheres jovens no setor de tecnologia. O objetivo principal é reduzir a disparidade de gênero no setor de tecnologia e oferecer formação, mentoria e capacitação técnica para meninas e mulheres, desde a fase escolar até o início de suas carreiras profissionais.

Leia Mais

Outras Notícias