quarta-feira, abril 23, 2025

Gerando Falcões lança fundo e pretende levar um milhão de pessoas para dignidade nos próximos dez anos

Compartilhar

A Gerando Falcões lança uma iniciativa inédita para contribuir com a superação da pobreza nas favelas e periferias brasileiras. Com aporte inicial da Fundação Lemann, organização filantrópica familiar que apoia a Gerando Falcões desde o início de suas atividades, foi criado o Fundo Dignidade, que tem como objetivos a perenidade das tecnologias sociais de superação da pobreza desenvolvidas pela ONG, fortalecer a sustentabilidade financeira no longo prazo e financiar ações, projetos e programas em favelas brasileiras. A partir do aporte de R$ 100 milhões da Fundação Lemann, a meta é arrecadar R$ 250 milhões até 2026. Outros doadores já se comprometeram com a iniciativa. Com a criação do fundo, somado às iniciativas já existentes, a expectativa é levar um milhão de pessoas para a dignidade nos próximos dez anos.

Gerido pela Associação de Apoiadores do Instituto Gerando Falcões, o fundo receberá doações de organizações e filantropos que investirão na longevidade da Gerando Falcões para ampliar ainda mais o seu impacto social no Brasil. Os recursos doados para esse fundo serão usados nos quatro projetos estruturantes da ONG hoje: o Favela 3D – Digna, Digital e Desenvolvida, o Decolagem, o ASMARA e a Falcons University. Novos projetos da organização poderão receber recursos, desde que estejam alinhados à missão de superar a pobreza em favelas brasileiras.

Edu Lyra, CEO e Fundador da Gerando Falcões

“Este é um marco importante para a Gerando Falcões, que está próxima de completar 15 anos de atuação. Sempre buscamos formas de ampliar nosso impacto, alcançar escala e garantir a sustentabilidade dos nossos projetos. O Fundo Dignidade é uma alavanca para acelerar a corrida social no Brasil, construindo um legado de um milhão de pessoas em dignidade. Com esse mecanismo, fortalecemos a nossa missão de transformar a pobreza das favelas em peça de museu antes de Marte ser colonizado. Estamos juntos, unindo recursos, conhecimento e pessoas com um propósito em comum: construir um futuro livre da pobreza”, afirma Edu Lyra, CEO e Fundador da Gerando Falcões.

A Gerando Falcões já beneficiou com suas iniciativas mais de 5,5 mil favelas nos 26 estados e Distrito Federal e impactou mais de 780 mil pessoas. Os projetos da ONG visam a superação da pobreza em favelas e periferias por meio do empoderamento econômico, moradia digna, saúde, autonomia da mulher, primeira infância, educação, esporte, lazer, cidadania e cultura de paz e geração de renda.

Para Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann, é preciso enfrentar a desigualdade social no Brasil por meio de pessoas comprometidas com os problemas complexos do país. “A Fundação Lemann apoia o trabalho do Edu Lyra e da Gerando Falcões desde a sua criação. A organização tem gerado oportunidades ao fortalecer as lideranças nas favelas, ação que se alinha ao nosso propósito de desenvolvimento de líderes diversos e engajados. A redução da pobreza é um dos desafios que o Brasil enfrenta há décadas. Apostar no Fundo Dignidade é uma maneira de acelerar o impacto social que a Gerando Falcões tem promovido nessa questão”, afirma.

Acabar com a pobreza nas favelas é um desafio para o Brasil, segundo Lyra. Dados do último Censo do IBGE mostram que o país tem 12.348 favelas e comunidades urbanas, em que vivem mais de 16 milhões de pessoas, o equivalente a 8% da população. Esse número cresce a cada levantamento. Em 2010, por exemplo, foram identificadas 6.329 favelas e comunidades urbanas e uma população de 11,4 milhões de pessoas.

 Governança

O Fundo Dignidade será gerido pela Associação de Apoiadores do Instituto Gerando Falcões, constituída por associados entre pessoas físicas e jurídicas. A Associação fará toda a gestão do fundo, oferecendo suporte, recurso financeiro e acompanhando os resultados dos investimentos nos projetos sociais. O uso do valor do fundo, bem como da rentabilidade, é de responsabilidade da Gerando Falcões, que escolherá quais projetos serão impactados e quanto do recurso será destinado para cada um deles.

“A Associação de Apoiadores do Instituto Gerando Falcões é formada por organizações e pessoas que apostam no trabalho da ONG e acreditam que os aportes no Fundo Dignidade serão utilizados da melhor forma pela Gerando Falcões, de maneira a ampliar exponencialmente o impacto de seus projetos no Brasil”, afirma Camila Anker, diretora-executiva da Associação de Apoiadores do Instituto Gerando Falcões e vice-presidente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Lemann. Os interessados podem entrar em contato com a Gerando Falcões pelo site.

Leia Mais

Outras Notícias