A Delta Air Lines está fazendo uma parceria com a startup californiana JetZero em uma aeronave comercial revolucionária e mais sustentável, totalmente diferente das que estão nos céus atualmente. O projeto de corpo de asa mista (BWB, na sigla em inglês, ou blended-wing-body), muito mais eficiente em termos de combustível, está no centro da colaboração e é uma faceta da jornada contínua da Delta para avançar na inovação do setor, reduzir custos por meio de maior economia de combustível, elevar a experiência do cliente e alcançar emissões zero até 2050.
No momento em que a companhia comemora 100 anos, a parceria ressalta o compromisso da Delta em moldar o futuro da aviação nos próximos séculos. A associação formal da Delta com a JetZero ocorre depois que a startup recebeu um subsídio da Força Aérea dos Estados Unidos em 2023 para ajudar a facilitar a construção de um demonstrador em escala real para o primeiro voo em 2027. A Delta desempenhará um papel crucial no desenvolvimento, fornecendo a expertise operacional para ajudar a tornar essa tecnologia viável.
“Trabalhar com a JetZero para criar uma fuselagem e uma experiência totalmente novas para clientes e funcionários é um trabalho ousado e importante para avançar as iniciativas de economia de combustível e as metas de inovação do setor aéreo”, disse a diretora de Sustentabilidade da Delta, Amelia DeLuca. “Enquanto a Delta está focada em fazer o que pode hoje para lidar com nossa pegada de carbono, é fundamental também trabalharmos com uma variedade de parceiros para avançar com tecnologias inovadoras, como a aeronave de asa mista da JetZero, para resolver uma parte significativa das futuras emissões da aviação”.
Como o mais novo membro do Sustainable Skies Lab (Laboratório Sustentável para os Céus, em tradução livre) da Delta, a JetZero tem o apoio direto dos talentos de alto nível da companhia aérea global e acesso às suas operações líderes do setor. Isso inclui a manutenção correta e o caminho operacional para comprovar e acelerar a comercialização da tecnologia de fuselagem BWB, que deve ser até 50% mais eficiente em termos de consumo de combustível do que os projetos de tubo e asa (1) que os clientes experimentam atualmente. A parceria com a JetZero marca a quarta colaboração de “frota revolucionária” da Delta descrita em seu Plano de Sustentabilidade lançado em 2023: um projeto inovador e transparente pelo qual a Delta pretende atingir emissões zero até 2050.
A principal companhia aérea global também ajudará a projetar um interior futurista para garantir a melhor experiência possível para clientes e funcionários. A fuselagem de formato exclusivo, que difere totalmente da atual, oferece infinitas possibilidades. Com a Delta no comando do projeto de interiores, os clientes podem esperar mudanças que aprimorem sua viagem, incluindo espaço dedicado no compartimento superior para cada passageiro, assentos e banheiros acessíveis e menos fileiras.

“A JetZero está trabalhando para mudar o mundo ao trazer para o mercado uma aeronave que pretende voar nesta década e fazer um progresso imediato e marcante na redução dos custos de combustível das companhias aéreas e das emissões associadas”, disse o cofundador e CEO da JetZero, Tom O’Leary. “A capacidade de obter ganhos de eficiência tão expressivos em breve tem um impacto significativo no compromisso do setor de atingir emissões zero até 2050 e servirá como base para que outras tecnologias e eficiências possam ser alcançadas. A Delta foi uma das primeiras companhias aéreas a fazer parceria conosco, apoiando-nos nos bastidores desde 2023, e esperamos que continuem ajudando nosso programa por meio de seu profundo conhecimento e experiência”.
Evolução das aeronaves
A revolucionária aeronave BWB, testada e demonstrada pela primeira vez na década de 1990 pela NASA e pela Universidade de Stanford como sendo segura e eficiente, também poderá usar combustível de aviação sustentável (SAF) quando entrar em serviço, pois usará os sistemas de propulsão de motores atuais.
Os fabricantes de aeronaves fizeram avanços incríveis para aumentar a eficiência geral do combustível de aviação comercial desde que os jatos de passageiros foram introduzidos pela primeira vez.
Estima-se que a eficiência de combustível da frota seja 80% melhor do que há 50 anos. Ao mesmo tempo, a Delta continuou a fazer modificações em suas aeronaves, como a adição de trens de pouso mais leves e winglets (componentes aerodinâmicos na ponta das asas), para promover a eficiência. De fato, o Conselho de Carbono interdepartamental da companhia economizou mais de 40 milhões de galões de combustível em 2024 (2) graças a eficiências operacionais, modificações na frota e redução do peso a bordo. Mas o setor concorda que é necessário fazer mais, e rápido.
A concessão da Força Aérea dos Estados Unidos, juntamente com o apoio de parceiros como Northrop Grumman e Scaled Composites, e a coordenação contínua com a Administração Federal de Aviação, validam ainda mais para as principais partes interessadas da aviação que o projeto BWB é uma solução ao alcance. A Delta tem uma parceria informal com a JetZero desde 2021 sobre a melhor forma de comercializar a aeronave como parte do pedido de subsídio da startup.
Espera-se que as aeronaves BWB da JetZero tragam uma série de benefícios revolucionários para os consumidores e para a sustentabilidade ambiental, incluindo:
O BWB é até 50% mais eficiente em termos de consumo de combustível do que as fuselagens convencionais de tubo e asa existentes em razão do projeto, que gera menos arrasto, oferece mais área de superfície de elevação, proporciona distribuição uniforme de carga e elevação e, de modo geral, é nitidamente mais leve.
Capacidade para transportar mais de 250 clientes – semelhante à das aeronaves de fuselagem larga existentes –, oferecendo o nível de capacidade e alcance necessários para atender à crescente demanda de viagens.
Menos ruído. Com os motores montados na parte superior da aeronave, espera-se que os aviões BWB sejam significativamente mais silenciosos do que os atualmente existentes.
Potencial para se encaixar na infraestrutura aeroportuária existente e oferecer tempos de retorno mais rápidos, áreas nas quais a Delta está aconselhando e explorando.
Utilização de SAF para reduzir ainda mais as emissões do ciclo de vida do carbono.