No Dia Internacional da Mulher, a Renault do Brasil reafirma seu compromisso com a equidade de gênero, por meio das ações realizadas pelo grupo de camada Women@Renault, que completa 15 anos em 2025.
O Women@Renault realiza ações para promover o respeito, a equidade e o empoderamento feminino na Renault do Brasil. Neste período, o percentual de mulheres que ocupam cargos de liderança na companhia mais do que dobrou, passando de 12% para 27%. A representatividade das mulheres no quadro de colaboradores também cresceu, subindo de 9% para 15%, refletindo uma maior presença feminina em todos os departamentos. Nas áreas administrativas, por exemplo, o total de mulheres já chega a 30%.
Os resultados da Renault do Brasil estão alinhados aos compromissos globais do Grupo Renault, que é de atingir 50% de mulheres em cargas de gestão até 2050. Um outro objetivo global é a diferença salarial zero entre homens e mulheres, ou seja, diferença salarial zero entre homens e mulheres que cumprem a mesma função. Na Renault do Brasil a disparidade salarial entre homens e mulheres foi zerada em 2023.
“Na Renault do Brasil temos uma política transparente, ações concretas e metas claras para alcançar a equidade de gênero. Nos últimos anos, investimos em ferramentas para que as mulheres se desenvolvam, com ações de curto, médio e longo prazo”, destaca Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
A estratégia de responsabilidade socioambiental do Grupo Renault está incorporada ao propósito de desempenho e inovação da empresa e à equidade de gênero faz parte disso estar presente no dia a dia da marca há mais de 20 anos, quando o Grupo Renault aderiu ao Pacto Global da ONU em 2001, com aplicação dos 10 princípios em todas as unidades pelo mundo.
A Renault do Brasil foi a primeira montada da América Latina a aderir, em 2015, aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), um programa da ONU Mulheres e do Pacto Global das Nações Unidas que visa promover a igualdade de gênero em todas as atividades sociais e da economia.
Em 2021 a Renault tornou-se signatária do Movimento Mulher 360, iniciativa empresarial lançada em 2015 como uma organização independente e sem fins lucrativos, que busca promover a discussão de iniciativas que busquem a equidade de gênero e o aumento da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor.
Dentre as ações de governança de diversidade e inclusão inovadoras na Renault do Brasil, destaca-se a transparência nas informações por meio do Relatório de Sustentabilidade, publicado de forma contínua desde 2010 e o comitê executivo de D&I liderado por Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil e que conta com a participação dos membros do comitê de direção da marca.
O Instituto Renault também é responsável por práticas que refletem a política inclusiva da empresa, por meio do apoio a projetos sociais que promovem a capacitação e a geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social na região da Borda do Campo, como a Associação Borda Viva, AMARB (Associação dos Moradores de Roseira e Borda do Campo), e a Geração Futuro, em suas diferentes.
Criação
Criado em 2010, o Women@Renault é responsável por realizar ações para promover um ambiente inclusivo, que respeite a diversidade, pautado pela equidade de gênero. Por meio desse grupo, a Renault atua no desenvolvimento de projetos para fomentar a diversidade dentro da empresa.
Em 2022, com o objetivo de ampliar o alcance das ações no ambiente industrial, foi criado o Women@Industry&Quality. Somados, os grupos possuem mais de 800 membros, entre homens e mulheres, que atuam de forma voluntária.
Exemplos de ações já realizadas:
- Ações de cuidado com a saúde feminina, com a realização de exames preventivos 100% gratuitos.
- Políticas e ações de Compliance, como a Cartilha de Não Violência, Não Discriminação e Antiassédio, lançada em 2023 para todos os colaboradores da Renault do Brasil.
- Programas que impulsionam o desenvolvimento e a participação feminina em cargas de liderança, como o WomenGoTop, iniciativa que promove mentoria entre mulheres durante o ano de 2024. Em março de 2025, será lançado o Women Academy, um programa de formação focado em competências técnicas, soft skills e conhecimento do negócio para preparar as mulheres em sua evolução de carreira
- Atração de talentos, por meio do Dia da Transformação, um programa que aproxima universidade e empresa e que em 2024 conta com a participação de mais de 300 alunos e professores, de 20 universidades do Paraná e Santa Catarina.
- O desenvolvimento de uniformes e equipamentos de proteção individual específicos para mulheres na fabricação melhora o conforto na realização do trabalho.
O grupo Women@Renault tem um mandato de liderança renovado a cada dois anos. A gestão atual é composta por Isabela Pinto, gerente geral de Supply Chain, Fernanda Silva, gerente de Engenharia de Produto, Fabiana Castro especialista em Engenharia Logística e Mellanie Sturião, analista de Performance. O grupo tem como patrocinadora Marluce Borges, vice-presidente de Compras América Latina do Grupo Renault.
“O Women@Renault é uma rede focada em diversidade de gênero dentro da Renault do Brasil, que inspira e empodera mulheres, desafia a companhia e representa o Grupo Renault em grupos externos de diversidade de gênero. Temos muito orgulho das evoluções que conquistamos nos últimos anos”, afirma Marluce Borges, vice-presidente de Compras América Latina do Grupo Renault.
O grupo Women@Industry&Quality possui líderes de todas as áreas dos departamentos industriais. A gestão atual é composta por Marcia Zazula, gerente geral de Projetos, Debora Lazarotto, supervisora do Sistema de Produção, Lilian Santos, coordenadora de Projetos de Engenharia e Bruna Santos, coordenadora de Qualidade. O grupo tem como patrocinador Mendi Ammad, vice-presidente Industrial e Qualidade para a América Latina.
“A Renault é uma empresa humana e calorosa. Descobrir força na diversidade e queremos ser um ambiente em que todos se sintam incluídos, por isso o Women@Industry&Quality realiza ações focadas no desenvolvimento das mulheres no ambiente industrial, desde os programas básicos até como Women Academy”, destaca Mendi Ammad, vice-presidente Industrial e Qualidade para a América Latina.
Como resultado de todas as ações realizadas, a Renault do Brasil já recebeu quatro reconhecimentos WEPS (Women’s Empowerment Principles) concedidos pela ONU Mulheres e Pacto Global da ONU, sendo três vezes categoria Ouro.