sexta-feira, março 21, 2025

Siemens já atingiu 68% de sua meta de redução de emissão de CO2e no Brasil

Compartilhar

Em uma trajetória pautada pela inovação, responsabilidade e ações estratégicas, a Siemens se destaca por adotar metas ambiciosas em prol de um futuro mais sustentável. O Relatório Institucional e ESG 2024 aponta que o ano foi um marco para a empresa: no âmbito de meio ambiente, a empresa no Brasil atingiu 68% de redução na emissão de CO2e. A meta global é alcançar o net zero até 2030.

A Siemens atua por meio da estratégia DEGREE, uma estrutura baseada em seis campos de ação representados em cada uma das letras: Descarbonização, Ética, Governança, Recursos com Uso Eficiente, Empregabilidade e Equidade. Em sua jornada de descarbonização, a Siemens Brasil atualmente utiliza em suas localidades 100% de eletricidade proveniente de fontes renováveis e conta com iniciativas como a ampliação da infraestrutura de eletrificação de sua frota interna, a substituição do GLP (Gás Liquefeito do Petróleo) por energia elétrica e a instalação de novos carregadores rápidos. Esses esforços incluem a substituição gradual de fogões a gás por modelos elétricos e a adaptação das operações industriais. Além disso, um dos andares da sede da Siemens, em São Paulo, foi reformado para receber eventos realizados apenas com o uso de energia renovável e de utensílios que não geram rejeitos.

A empresa também adota uma estratégia para o uso eficiente de recursos centrada em três pilares principais: ecodesign, dissociação do uso de recursos naturais e circularidade, fortalecendo programas de redução de resíduos e aumentando o uso de materiais reciclados. Essa abordagem não só cria valor para clientes e comunidades, como também reforça o compromisso da empresa com a inovação tecnológica e a responsabilidade ambiental.

Governança Social

A Siemens segue se empenhando em manter as metas alcançadas no âmbito social: desde 2023, a empresa alcançou a marca de 50% de mulheres em cargos de alta liderança, promovendo a equidade de gênero. A companhia busca oferecer a todos os funcionários oportunidades de crescimento e desenvolvimento, e investe em capacitação e qualificação de suas pessoas. No Brasil, em 2024, foram em média 32,6 horas de treinamento digital por funcionário, superando a meta global da empresa de 24 horas.

O Brasil em 2035

Em outubro, a empresa lançou o relatório “Pictures of Transformation”, que discute tendências e cenários futuros possíveis para o Brasil na próxima década, destacando como os quatro vetores de transformação (descarbonização, circularidade, sociedade, e tecnologia com propósito) estão interligados no desenvolvimento da indústria, energia e infraestrutura. Com uma visão integrada, a Siemens Brasil projeta um futuro mais verde, estimulando o compromisso coletivo com a transformação socioeconômica e a construção de um ecossistema ético, inclusivo e próspero.

Relatório Institucional e ESG 2024

Com o objetivo de compartilhar suas estratégias, suas iniciativas e seus resultados de forma transparente e acessível, a Siemens Brasil lança o seu Relatório Institucional e ESG 2024. Totalmente digital, o documento detalha os avanços conquistados ao longo do ano fiscal de 2024, alinhados às práticas de governança corporativa sustentável, reafirmando o compromisso contínuo da Siemens com a sustentabilidade e seu papel como líder em tecnologia com propósito.

Produzido regularmente como uma prestação de contas aos seus colaboradores, parceiros, clientes e sociedade civil, nesta edição, o relatório possibilita que os interessados se aprofundem ainda mais nos temas abordados, por meio dos links que direcionam para materiais adicionais. O formato interativo e navegável proporciona uma experiência de leitura mais dinâmica e personalizada.

O relatório está estruturado com dois capítulos principais, para facilitar a navegação. O primeiro bloco oferece uma introdução à Siemens Global e Brasil, destacando os principais marcos e estratégias da companhia no mundo. Esta seção explica a estrutura organizacional da Siemens, no Brasil, suas áreas de negócios e exemplos práticos de como a empresa tem ajudado seus clientes em transformação digital, descarbonização e eletrificação, além de apresentar as áreas de serviço que são essenciais para entregar valor aos stakeholders. O segundo bloco se concentra nas iniciativas da Siemens Brasil, alinhadas aos pilares ESG (ambiental, social e de governança), abordando os campos de ação do DEGREE, como descarbonização, ética, governança, recursos com uso eficiente, equidade e empregabilidade.

Leia Mais

Outras Notícias