A Cogna Educação, maior e mais completa empresa de educação do país, foi reconhecida pelo terceiro ano consecutivo no The Sustainability Yearbook, anuário de sustentabilidade da S&P que reconhece as melhores práticas globais. Este ano a companhia recebeu o selo de Industry Mover, que a classifica como uma das empresas que obteve a maior evolução em seu setor, além de ter evoluído sua pontuação no ranking em pelo menos 5%.
Entre as companhias brasileiras presentes na lista, a holding é a única empresa do setor educacional a ocupar o primeiro lugar das Américas em Diversified Consumer Services e o segundo lugar no ranking global na mesma categoria. Das 54 companhias de Diversified Consumer Services avaliadas, no qual o setor de educação se enquadra, apenas duas aparecem no anuário, e uma delas é a Cogna Educação.
“Sermos reconhecidos pelo terceiro ano consecutivo no The Sustainability Yearbook reforça a importância das agendas de gestão e sustentabilidade da Cogna e nosso compromisso com as melhores práticas. Não só levamos educação de qualidade, dos 2 aos 100 anos, e para todas as unidades federativas do Brasil, mas fazemos isso com responsabilidade socioambiental e impacto positivo nas comunidades em que estamos presentes”, afirma Juliano Griebeler, Sócio-Diretor de Sustentabilidade da Cogna Educação.
O anuário desenvolvido pela S&P Global inclui empresas do mundo inteiro, que são selecionadas por meio da metodologia Corporate Sustainability Assessment (CSA), que classifica as empresas analisadas por setor, baseada em critérios de sustentabilidade financeiramente relevantes e específicos para cada ramo. O resultado do CSA é uma pontuação ESG Global da S&P, disponível no anuário, com as empresas que estão entre as 15% melhores de seus respectivos setores, globalmente.
Para compor o ranking, os membros são classificados de acordo com sua pontuação na Corporate Sustainability Assessment (CSA) da S&P Global ou CSA Score. Nesta edição, 7.690 empresas foram avaliadas e consideradas para o Anuário de Sustentabilidade 2025, e apenas 780 empresas, de 62 setores, estão entre as que tiveram melhor desempenho.
Cogna mantém posição no CDP
O Carbon Disclosure Project (CDP), organização internacional sem fins lucrativos com a maior base de dados ambientais do mundo, manteve a classificação da Cogna Educação em B na divulgação de 2024. Na publicação do ano anterior, a companhia obteve pontuação B (em uma escala de D- até A), a mais alta conquistada por uma empresa na escala global no setor de serviços educacionais e publishing.
Os resultados divulgados pelo CDP auxiliam investidores globais em aspectos como o monitoramento de seus próprios portfólios, a avaliação de investimentos futuros e o cumprimento da regulamentação, por exemplo. O CDP também é uma forma de apoiar empresas no gerenciamento de riscos crescentes como resultado das mudanças climáticas, expondo as perdas econômicas reais de eventos climáticos, os impactos de práticas mais sustentáveis e seus efeitos nos modelos de negócios e retornos sobre o investimento.