sexta-feira, março 21, 2025

Vapza pretende aumentar uso de energia solar, investir em reaproveitamento de águas e alcançar a neutralização de carbono

Compartilhar

A Vapza, empresa líder em inovação na produção de alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor no Brasil, estabeleceu metas de sustentabilidade para 2025, com foco na compensação de carbono, além do reaproveitamento de águas residuais e a ampliação do uso de energia solar nas operações. O novo plano busca reduzir o impacto ambiental, otimizar recursos e alinhar as práticas da companhia aos padrões globais.

“Nosso compromisso é garantir eficiência ambiental em todas as etapas do processo produtivo, respeitando as legislações e utilizando os recursos naturais de forma responsável e sustentável”, afirma Enrico Milani, CEO da Vapza.

As três metas principais para 2025

Para este ano, com 68% de seus fornecedores já localizados na região de Castro (PR), onde está sua sede, a Vapza pretende ampliar o número de parcerias com agricultores familiares e escolas locais, gerando um impacto positivo nas comunidades.

“Essa iniciativa não visa apenas a redução de emissão de carbono no transporte, mas também fortalecer a economia regional e garantir o frescor e a qualidade dos produtos”, destaca Milani.

A empresa também planeja investir em tecnologias para transformar águas residuais em recursos reutilizáveis na produção dos alimentos. Em 2024, a Vapza já registrou uma redução de 11% no consumo de água, resultado de melhorias nos processos produtivos e de campanhas de conscientização interna.

Além disso, a companhia priorizará a ampliação do uso de energia solar em suas operações. A meta é expandir a instalação de painéis fotovoltaicos para atender a uma parcela ainda maior do consumo energético, diminuindo a dependência de fontes convencionais.

Aterro zero e um legado de sustentabilidade

Desde 2022, a Vapza eliminou totalmente o envio de resíduos para aterros sanitários, implementando um programa de gestão focado em reciclagem, reaproveitamento e parcerias com organizações especializadas em destinação sustentável.

Todos os resíduos gerados na produção agora são direcionados para soluções como biodigestores, coprocessamento ou reciclagem, evitando o descarte em aterros.

Além disso, a coleta seletiva foi expandida para incluir uma maior variedade de materiais. A otimização dos processos produtivos também resultou em uma significativa redução de desperdícios.

Com essas medidas, a Vapza se consolidou como uma das pioneiras em sustentabilidade no Brasil, conquistando o selo de empresa B. Essa certificação reconhece os mais altos padrões de responsabilidade e posiciona a marca entre as empresas do setor alimentício com modelo de negócios transparente, responsável e sustentável. A Vapza é a primeira no Paraná a obter esse selo, figurando entre as 17 empresas do Brasil na categoria.

“Conquistar o selo B em 2024 foi um marco que reafirma nosso DNA sustentável. Cada iniciativa que desenvolvemos já nasce alinhada aos princípios ESG, tornando a certificação uma consequência natural do que acreditamos e praticamos”, pontua Milani. “Não se trata apenas de atender padrões ambientais ou sociais, mas de consolidar uma estratégia que une inovação, impacto positivo e eficiência empresarial”, completa.

Crescimento sustentável

Para o CEO, as iniciativas realizadas até agora e as metas futuras são prova do compromisso contínuo da Vapza em equilibrar lucro e propósito. “Nosso direcionamento estratégico fortalece nossa posição no mercado e também promove um impacto positivo nas comunidades onde atuamos, alinhando crescimento com responsabilidade”, afirma.

Diante desse cenário, segundo o executivo, a implementação de tecnologias sustentáveis envolve desafios, como altos investimentos, sensibilização de toda a cadeia produtiva e adaptação a regulamentações ambientais em constante evolução. No entanto, o impacto desses esforços vai além do operacional. “Metas de sustentabilidade aumentam a confiança dos consumidores, fomentando fidelidade e preferência por marcas que compartilham desses valores. Encaramos esses desafios como oportunidades de liderança no setor, demonstrando que é possível manter a competitividade enquanto se investe em práticas sustentáveis”, reforça.

Com um crescimento acumulado de 14% no faturamento em 2024 e presença em 13 países, a Vapza projeta um crescimento sustentável de 20% em 2025, alinhando suas estratégias de mercado com práticas responsáveis. “Queremos ser reconhecidos não apenas como uma empresa pioneira em alimentos práticos e saudáveis, mas como uma marca que atua para o mundo, e não mais do mundo. Isso significa um compromisso mais profundo com a sociedade e o meio ambiente”, conclui Milani.

Leia Mais

Outras Notícias