sexta-feira, março 21, 2025

Pluxee consolida seu compromisso ESG por meio de ações de impacto social

Compartilhar

No último ano, a Pluxee – líder mundial em benefícios e engajamento para colaboradores –, implementou iniciativas de inclusão produtiva que beneficiaram mais de 5 mil pessoas. Os projetos impulsionaram o desenvolvimento econômico de comunidades, gerando oportunidades de capacitação e empreendedorismo, reforçando o compromisso da marca com a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade. 

Impulsionando mulheres nos negócios 

Em 2024 a Pluxee realizou a 2ª edição do prêmio Missão Empreendedora, em parceria com a Aliança Empreendedora, que visa capacitar mulheres de todo Brasil que atuam no ramo da alimentação através de cursos online. Ao todo, 1.136 empreendedoras obtiveram certificação e 10 participantes de destaque receberam um apoio financeiro de R$ 3.000, além de mentoria de quatro meses com especialistas da Pluxee e da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Além disso passaram a contar com o suporte do Pluxee Cuida, que oferece assistência psicológica, jurídica, social, financeira e nutricional por um ano. 

Perfil das empreendedoras:

  • 77% negras
  • 53% com ensino médio completo
  • 20% com ensino superior completo
  • 74% trabalham somente por conta própria
  • 17% possuem outros empregos além do negócio próprio
  • 45% possuem renda de até 1 salário-mínimo
  • 31% recebem benefícios do governo, como Bolsa Família

Para o início de 2025, a Pluxee lança a terceira edição do Missão Empreendedora! As inscrições já estão abertas na plataforma do Tamo Junto. Podem participar todas as mulheres que têm a produção de alimentos como fonte total ou parcial de renda. As inscrições permanecem abertas até 15/06 e a seleção para as próximas fases do prêmio acontecerão durante o mês de julho.
 

Outro projeto desenvolvido para PMEs de alimentação da cidade de São Paulo foi o Menu à Empreendedora, em parceria com o Instituto Rede Mulher Empreendedora, que capacitou 25 mulheres líderes de seus negócios, auxiliando-as a desenvolver habilidades técnicas e socioemocionais. 

Ademais, a marca, em parceria com a ADE SAMPA, patrocinou o Projeto Mais Mulheres, focado na capacitação presencial em gestão e empreendedorismo para mulheres também da cidade de São Paulo. Foram realizadas 10 turmas em diferentes regiões da cidade e 154 mulheres foram certificadas – 30 delas foram premiadas pela Pluxee com capital semente e Pluxee Cuida. 

Apoio aos jovens empreendedores 

Com foco na diversidade e inclusão social, o projeto Empreenda Jovem, uma iniciativa da Pluxee também em colaboração com a Aliança Empreendedora, certificou 1.394 jovens, entre 18 e 29 anos, em cursos de formação para empreendedores. Além disso, foram conduzidas mentorias por 22 colaboradores voluntários da Pluxee, que compartilharam seu conhecimento e auxiliaram 80 jovens.

Perfil dos jovens beneficiados:

  • 66,3% mulheres
  • 66,7% negros
  • 37,1% com ensino médio completo ou incompleto
  • 36,3% com ensino superior incompleto
  • 35% vivem exclusivamente da renda do negócio
  • 33% não possuem renda, indicando que ainda não têm um negócio próprio
  • 36% possuem renda entre meio a 1,5 salários-mínimos
  • Localização dos beneficiados com maior concentração nos estados do Nordeste, com 54,46%, seguido do Sudeste com 26,5%, Norte com 13,42%, Sul com 5,19% e Centro-oeste com 4,75%.

Evelin Silva, de apenas 24 anos, toca seu próprio negócio, a Variedades da Vic. O nome é inspirado na sua filha Victória, de 6 anos, que a motivou a buscar o empreendedorismo e a fez conhecer o mundo dos laços infantis. “Conheci o Tamo Junto através da Aliança Empreendedora, fiz o meu primeiro curso, daí em diante não parei mais, amo cada ensinamento”, incentivou a empreendedora, que foi destaque no Empreenda Jovem. 

Parceria com o Instituto Reciclar 

A Pluxee e o Instituto Reciclar uniram forças para o desenvolvimento do Programa Educacional, projeto de três anos que capacita jovens em situação de vulnerabilidade em São Paulo. O programa atende jovens de 15 a 19 anos, oferecendo desenvolvimento profissional e formação técnica no SENAI. No segundo ano, quando os jovens escolhem sua área de estudo, a Pluxee intensifica o apoio àqueles que optarem por Tecnologia da Informação. 

Resultados do programa com foco em tecnologia apoiado pela Pluxee:

  • 14 alunos finalizaram o curso em 2024 e 20 alunos estarão formados em 2025
  • 96,8% dos jovens apresentaram evolução das competências socioemocionais e habilidades técnicas
  • 50% dos jovens que finalizaram o curso estão empregados
  • 57,8% conseguiram incrementar sua renda familiar

Para Juliana Fabi, Gerente de Sustentabilidade da Pluxee, o compromisso da marca com ESG vai além de metas empresariais. “Buscamos gerar um impacto real e duradouro na sociedade. Ao apoiar essas iniciativas, estamos contribuindo para um futuro mais justo e sustentável. Nosso maior objetivo é capacitar pessoas para que possam conquistar sua própria renda de maneira digna e estável, ajudando a superar processos crônicos de exclusão social”, afirma.

Leia Mais

Outras Notícias