Um novo estudo da TCS, empresa global de consultoria e soluções em TI, revela que 64% dos consumidores consideram um veículo elétrico (EV) em sua próxima compra. O Future-Ready eMobility Study 2025 aponta que 56% dos consumidores estão dispostos a pagar até US$ 40 mil por um EV, apesar de 60% considerarem a infraestrutura de carregamento um desafio.
O estudo entrevistou mais de 1.300 pessoas na América do Norte, Reino Unido, Europa Continental e Ásia-Pacífico, incluindo fabricantes, players de infraestrutura, adotantes de frotas, consumidores e formadores de opinião e pode ser acessado através deste link: TCS Future-Ready eMobility Study 2025.
Sustentabilidade e custos operacionais são os principais motivadores. Consumidores e adeptos destacaram a “sustentabilidade ambiental”, porém, 48% dos formadores de opinião acreditam que os EVs também provocam um aumento nas emissões de carbono, e 10% consideram que impactam negativamente o meio ambiente. Para frotas comerciais, a redução de custos operacionais é a principal motivação (53%), e estão dispostos a pagar mais por EVs do que por veículos tradicionais.
Earl Newsome, diretor global de informações da Cummins, disse: “O futuro da mobilidade é elétrico, conectado e sustentável, uma transformação que redefinirá indústrias e comunidades. O TCS Future-Ready eMobility Study 2025 fornece uma visão poderosa para os desafios e oportunidades que moldam essa jornada, enfatizando os papéis críticos de resiliência, inovação e colaboração. Na Cummins, em linha com nossa estratégia Destination Zero™, nos dedicamos a promover a descarbonização em todo o setor com uma gama diversificada de soluções de energia. Nossa capacidade de fornecer tecnologias hoje, ao mesmo tempo em que inovamos soluções de carbono zero e construímos parcerias, garantirá um futuro sustentável e duradouro da mobilidade.”
Apesar do interesse crescente, desafios persistem. Para 74% dos fabricantes, a falta de infraestrutura de carregamento adequada limita o crescimento do mercado, enquanto 55% investem em inovação em baterias e 78% em redução de custos.
Anupam Singhal, presidente de manufatura da TCS, afirma: “A indústria de EVs está em um momento decisivo. Enquanto dois terços dos consumidores consideram EVs, fabricantes enfrentam desafios em tecnologia de baterias, projetos complexos e economia de produção. A visão da TCS para Mobilidade Pronta para o Futuro foca na criação de um ecossistema interconectado, com IA e IA generativa, para impulsionar decisões inteligentes, experiências aprimoradas e soluções escaláveis. Queremos enfrentar esses desafios para acelerar a transição para o transporte elétrico sustentável.”
O estudo indica que 90% dos fabricantes acreditam que melhorias em baterias impactarão significativamente design e desempenho dos EVs no curto prazo.
Principais resultados do TCS Future-Ready eMobility Study 2025:
90% dos fabricantes e 84% dos formadores de opinião acreditam que melhorias em baterias impactarão o design e desempenho dos EVs.
74% dos fabricantes consideram a infraestrutura de carregamento o maior obstáculo para o crescimento do mercado.
72% dos players de infraestrutura preveem fusões no setor, devido à viabilidade financeira e desafios de escala.
41% dos consumidores consideram 200-300 milhas um alcance aceitável para EVs, seguidos por 31% que preferem 300-400 milhas.
63% dos formadores de opinião buscam atingir metas líquidas zero e reduzir a pegada de carbono.
55% dos fabricantes investem em P&D em baterias, e 78% em redução de custos.
72% dos consumidores dos EUA provavelmente comprariam um EV, contra menos de 31% no Japão.
A visão da TCS para a mobilidade pronta para o futuro combina inovação, colaboração e conhecimento para auxiliar fabricantes e stakeholders. A TCS impulsiona mudanças na cadeia de valor, do design à experiência do cliente. Com foco em sustentabilidade, a TCS auxilia clientes a construir um futuro sustentável. Há mais de duas décadas, a TCS atua como parceira estratégica de OEMs, os auxiliando na transição de ICE para EV. A empresa ajudou a implantar software BMS para mais de 500.000 EVs globalmente e a estabelecer infraestrutura de carregamento em mais de 75 países.