A WeWork anuncia as empresas vencedoras da terceira edição do BlackLab, seu programa de incentivo ao empreendedorismo negro. Umcomitê de avaliação selecionou Vô Contigo, Kele.Ag e Piraporiando como as ganhadoras. Elas receberão acesso a espaços de trabalho compartilhados da WeWork e um plano de mídia nos canais da WeWork.
“O BlackLab é mais do que um programa de incentivo ao empreendedorismo negro; é uma celebração da diversidade, inovação e resiliência que encontramos nas comunidades empreendedoras negras. Estamos honrados em reconhecer e apoiar as três empresas vencedoras, cujas histórias e iniciativas inspiradoras demonstram a força e a vitalidade do empreendedorismo negro no Brasil”, comenta Bruna Neves, Diretora Geral da WeWork Brasil. “Na WeWork, acreditamos no poder transformador da inclusão e diversidade, e o BlackLab é um reflexo tangível desse compromisso”, conclui.
Durante o evento, dez empresas finalistas tiveram a oportunidade de apresentar seus pontos de destaque e a viabilidade de sua solução para o comitê de avaliação, formado por Ricardo Silvestre, CEO e fundador da Black Influence; Daniele Mattos, CEO e cofundadora da Indique uma Preta; Nathalia Henrique, Idealizadora do Black Home Office; e Bruna Neves, diretora-geral da WeWork Brasil. O comitê analisou o potencial de crescimento das empresas de curto a longo prazo, inovação e impacto.
Vô Contigo
A Vô Contigo (@vo.contigo) é uma plataforma que conecta pessoas idosas que querem se deslocar com motoristas qualificados, por meio do WhatsApp. “Estou muitíssimo feliz com essa conquista; foi a melhor forma de encerrar janeiro. Estava no planejamento da Vô Contigo um espaço para o time no decorrer do ano. Além de um adiantamento dos planos em uma versão muito melhorada, ganhamos um reforço para fazer de 2025 um ano ainda mais especial. Tenho certeza de que esta parceria vai nos ajudar a chegar aonde desejamos mais rápido. E eu, como CEO, estou decidida a aproveitar a oportunidade o máximo possível”, afirma Ivonete Guarino, CEO da Vô Contigo.
Kele.Ag
A Kele.Ag (@kele.ag) é uma agência independente criada por dois homens negros, Kevin Dadis e Levis Novaes, focada em criar estratégias culturais para marcas e pessoas que empoderam a cultura com a criatividade preta. “Estamos cheios de alegria com essa conquista que marca o início de 2025. Para a Kele.Ag, esse acesso representa mais um passo em direção ao futuro que queremos construir. Temos plantado ao longo de uma década, entre publicidade e indústria criativa, um grande impacto cultural no mercado. Este momento simboliza a consolidação de uma base firme, permitindo que possamos erguer novos projetos, sonhos e propósitos. Dois homens negros à frente de um negócio criativo que escolheu caminhos alternativos ao convencional, porque não nos limitamos ao que dizem ser possível”, diz Levis Novaes, CSO da Kele.Ag.
Piraporiando
A Piraporiando (@piraporiando) é uma organização que trabalha para a construção de uma sociedade antirracista por meio da educação. “Quando inscrevi a Piraporiando no BlackLab, buscava um ambiente que falasse de negócios, mas valorizasse a comunidade. Que celebrasse os resultados sem desmerecer as causas e enxergasse pessoas e processos. É com essa energia que chegamos à WeWork”, afirma Janine Rodrigues Nascimento, fundadora da Piraporiando.
Esta é o terceiro programa destinado ao fomento do empreendedorismo negro da WeWork. A empresa teve uma versão beta em dezembro de 2020, reformulada para uma nova versão em 2024. Entre os contemplados da segunda edição, o comitê de avaliação selecionou Complete Magazine, Fazer Orçamento e Indique Uma Preta como as ganhadoras.