O Consulado da Mulher, organização sem fins lucrativos apoiada pela Whirlpool (dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid), celebrou em 2024 seus 22 anos de atuação, reafirmando seu compromisso em desenvolver a autonomia financeira, emocional e de conhecimento de mulheres.
Por meio de ações de inclusão socioprodutiva que destacam as potencialidades das empreendedoras e garantem um ambiente seguro para que realizem suas próprias escolhas, o Consulado beneficiou diretamente 1.657 pessoas no último ano, com um investimento total de R$ 4,5 milhões realizado pela Whirlpool, além de 113 eletrodomésticos doados para 108 empreendimentos.
Entre os resultados de impacto, as empreendedoras assessoradas registraram um aumento médio de 55% em sua renda e um crescimento de 97% no faturamento de seus negócios a partir do programa Empreende Mulher, criado em 2016 e que conta com com cursos de mais de 200 horas de capacitação empreendedora, distribuídas ao longo de 12 meses, incluindo mentoria/assessoria e capital semente. Para aquelas que permaneceram ativas durante todo o programa, o aumento de poupança chegou a 619%, acompanhado de um crescimento de 191% nos investimentos realizados nos empreendimentos.
Além disso, as ações do Consulado contaram com a dedicação de 422 pessoas voluntárias, entre colaboradores da Whirlpool e convidados externos, que contribuíram com mais de 7.500 horas de trabalho, impactando comunidades em estados como Amazonas, Santa Catarina, São Paulo e Paraíba.
Reposicionamento de marca
Recentemente, o Consulado da Mulher repaginou sua estratégia trazendo uma comunicação mais moderna e acessível, com o objetivo de ampliar sua atuação e impactar um número ainda maior de pessoas. “Estamos muito empolgadas com esta nova fase. O Consulado da Mulher está pronto para enfrentar as mudanças do mercado e oferecer soluções cada vez mais personalizadas e eficazes, para alcançar um número ainda maior de mulheres. Até hoje, já beneficiamos mais de 40 mil pessoas em todo o país, e nosso objetivo é impactar ainda mais brasileiros”, afirma Adriana Carvalho.
O reposicionamento do Consulado da Mulher é impulsionado pela inovação e criatividade, buscando sempre novas formas de empoderar mulheres, com o compromisso de oferecer as ferramentas e o suporte necessários para que cada uma alcance sua autonomia financeira, emocional e realize seus sonhos. A nova identidade visual, mais moderna e sofisticada, reflete a maturidade da organização e sua capacidade de atrair novos parceiros e investidores.
“Este novo momento reafirma nosso compromisso em transformar vidas, em especial das mulheres. Sabemos que quando uma mulher prospera a vida de sua família, a comunidade melhora como um todo. Nossa metodologia, em constante evolução, que mescla autoconhecimento, olho no olho e conhecimento técnico, nos permite adaptar as necessidades das mulheres e alcançar resultados cada vez mais impactantes e duradouros. Neste novo capítulo, ainda mais fortes e determinadas, convidamos a sociedade a se juntar a nós na construção de um futuro mais justo e igualitário para todas as mulheres”, conclui Adriana.