quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Desafio Global de Inovação 2025, da Citi Foundation, convoca ONGs para alavancar o desenvolvimento de jovens no mercado de trabalho

Compartilhar

A Citi Foundation lançou hoje um Chamado para Propostas (RFP, na sigla em inglês) para seu mais recente Desafio Global de Inovação, um modelo de financiamento para aumentar o impacto de organizações sem fins lucrativos em todo o mundo.

Na edição deste ano, o apoio financeiro contribuirá para o desenvolvimento de soluções inovadoras de empregabilidade para jovens de baixa renda, desde esforços de qualificação e requalificação até programas de empreendedorismo, educação financeira e outros. O programa oferecerá US$ 500 mil para cada escolhido, em um total de 50 organizações apoiadas ao redor do mundo.

A importância do tema fica ainda mais evidente diante dos dados globais sobre empregabilidade de jovens. Apesar do progresso recente, os jovens em todo o mundo continuam enfrentando desafios na busca por emprego, incluindo a incompatibilidade de habilidades e a falta de acesso a empregos de qualidade. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, 65 milhões de jovens em todo o mundo estão desempregados.

“Desde treinamentos de habilidades até programas de colocação no mercado de trabalho, o Citi e a Citi Foundation têm investido há muito tempo em soluções escaláveis para acelerar a empregabilidade de jovens. Mas isso continua sendo uma questão persistente e urgente, e sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito”, disse Ed Skyler, Head Global de Relações Públicas e presidente do Conselho da Citi Foundation.

De acordo com o executivo, aplicar o modelo do Desafio Global de Inovação a esta questão representa o próximo passo em “nossa jornada de financiamento e nosso contínuo investimento nos jovens que estão prontos para construir comunidades prósperas e resilientes.”

O Desafio Global de Inovação 2025 baseia-se no investimento de longa data do Citi e da Citi Foundation na juventude. Algumas das iniciativas que podem ser destacadas são:

A Citi Foundation investiu mais de US$ 300 milhões na última década em programas que apoiaram mais de um milhão de jovens no desenvolvimento de suas habilidades, experiências e redes de contato por meio da iniciativa “Pathways to Progress”.

O Citi oferece serviços bancários para clientes que alavancam o acesso à educação de alta qualidade e oportunidades de empreendedorismo de jovens, além de investir em soluções para profissionais em início de carreira. O Citi também financiou e facilitou o acesso à educação em mercados emergentes por meio da emissão de bonds de finanças sociais e outras transações.

Funcionários do Citi realizam iniciativas de voluntariado ao longo do ano, oferecendo seus talentos e expertise para apoiar a empregabilidade de jovens, engajando-se em oficinas de educação financeira e desenvolvimento de carreira, além de mentoria e coaching.

O prazo final para organizações elegíveis se inscreverem é terça-feira, 4 de março de 2025 às 14h, e os beneficiários serão anunciados ainda este ano. Para mais informações sobre esta oportunidade, incluindo requisitos de elegibilidade e regiões geográficas alvo, visite www.citifoundation.com/rfp.

Iniciativas contempladas no Brasil

Desde a criação do Desafio Global de Inovação há três anos, organizações brasileiras foram contempladas a cada edição, evidenciando o compromisso do Citi e da Citi Foundation com ações sociais no país. Em 2023, a Gerando Falcões foi uma das instituições escolhidas para melhorar a segurança alimentar em nível mundial. O programa contemplado teve objetivo de construir e reformar duas cozinhas comunitárias em Fortaleza e Ribeirão das Neves (MG), para prover acesso a refeições acessíveis e saudáveis, além de criar oportunidades de emprego.

Já em 2024, com o tema de combate à insegurança habitacional, a Fundação Tide Setubal recebeu financiamento para o projeto +Lapena Habitar Renda Zero, que oferece a famílias em alta vulnerabilidade no bairro do Jardim Lapena, em São Paulo, uma jornada transformadora, que vai desde a moradia emergencial até a conquista de uma residência permanente.

Leia Mais

Outras Notícias