A Norcoast, empresa brasileira de navegação costeira, tem auxiliado a Mondelēz Brasil em sua chegada no transporte marítimo. Iniciada em abril de 2024, a parceria contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, bem como na minimização do custo logístico, risco e exposição da mercadoria, além da previsibilidade na cadeia da gigante do mercado alimentício.
Responsável pela produção de marcas líderes como Bis, Sonho de Valsa, Oreo e Club Social, a Mondelēz, que possuía uma matriz de transporte 100% rodoviária, optou recentemente pela cabotagem com o intuito de diversificar suas possibilidades logísticas. Neste sentido, a parceria com a Norcoast vem para agregar a matriz de transportes e permitir alternativas na forma dos produtos chegarem à casa de cada brasileiro.
A Norcoast transporta cargas de Oreo, Trakinas, Club Social, BIS, entre outras, em uma rota que leva, em média, sete dias, em percursos desde suas plantas produtivas até seus Centros de Distribuição.
Um fator importante é a significativa redução na emissão de gases de efeito estufa como o CO2e e em custos logísticos, possibilitando resultados imediatos e relevantes, além de contribuir com seu projeto de expansão no Brasil. A cabotagem emite em média quatro vezes menos CO2e que o modal rodoviário, fator diretamente ligado ao seu pilar de sustentabilidade.
De acordo com o time do projeto da Mondelēz, sendo Claudio Pena, Supply Chain Excellence Coordinator, e Camila Lechetta, Regional Strategic Sourcing, a parceria com a Norcoast trouxe transparência e excelente fluxo de comunicação. “Sempre achamos que o modal marítimo poderia ser melhor explorado. Com a Norcoast, temos fácil acesso a todas as áreas e ótimo atendimento comercial, além de estarem desde o início do nosso projeto e suas operações, abertos a ouvirem nossas dores e sugerirem melhorias. A Norcoast embarcou conosco nessa. Queremos que a cabotagem funcione no Brasil para posteriormente aplicarmos em outras regiões em que a Mondelēz atua”, complementam.
Ao falar do futuro, a Mondelēz pretende incrementar expressivamente o volume dos itens transportados pela Norcoast. Além de produtos acabados, a empresa também olhará para o transporte de matérias-primas sensíveis, integrando cabotagem a ferrovia, exponenciando assim o benefício de redução de emissões e custos logísticos.
“De fato, a integração de diferentes modais de transporte pode ser uma das chaves para resolver os desafios enfrentados pelas empresas, a exemplo da Mondēlez. A partir das nossas soluções, conseguimos reduzir a emissão de CO2e, além do custo logístico da companhia”, afirma Fabian Lavaselli, Diretor Comercial e de Experiência do Cliente Norcoast.
Lançada ao mercado em outubro de 2023, a Norcoast traz uma nova opção para o transporte marítimo em contêineres ao longo da costa brasileira e da bacia amazônica, atendendo os principais portos e regiões metropolitanas do país.