sábado, janeiro 18, 2025

Schneider Electric defende maior adoção de tecnologias sustentáveis antes do Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos

Compartilhar

A Schneider Electric desempenhará um papel ativo no Encontro Anual de 2025 do Fórum Econômico Mundial (WEF): a empresa defenderá mais colaboração para aumentar a adoção de tecnologias de energia e soluções de automação.

O encontro anual reúne líderes globais de todos os setores para enfrentar os desafios mais urgentes do mundo. Neste ano, o evento destaca a necessidade de uma colaboração mais forte para lidar com as dinâmicas geopolíticas, enquanto estimula o crescimento e promove uma transição energética justa. A Schneider Electric está totalmente alinhada com o apelo à ação do WEF e, há muito tempo, trabalha em diversos setores e indústrias ajudando clientes e parceiros a reduzir impactos ambientais em suas cadeias de valor, bem como aprimorar a eficiência e a resiliência.

Recentemente, a Schneider Electric publicou dois relatórios importantes: The Looming Power Crunch; Solutions for Data Center Expansion in an Energy-Constrained World, do Energy Management Research Center e Artificial Intelligence for Energy Transition, de seu Instituto de Pesquisa em Sustentabilidade. Esses documentos apresentam estratégias para enfrentar os desafios de um mundo com restrições energéticas, assegurando que a expansão seja sustentável e economicamente viável. Eles também definem uma estratégia para integrar a inteligência artificial (IA) de forma eficaz à infraestrutura, promovendo uma descarbonização significativa no setor energético.

Durante a conferência global da Agência Internacional de Energia (IEA), em dezembro de 2024, Olivier Blum, CEO da Schneider Electric, destacou que é possível aproveitar inovações em IA para aumentar simultaneamente eficiência, resiliência e segurança enquanto se promove uma gestão inteligente e sustentável.

A Schneider Electric defende que o impulso em torno da IA seja usado para acelerar a adoção de tecnologias existentes, como soluções de data centers com IA de ponta a ponta ou sistemas HVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) com IA em edifícios. Segundo a companhia, isso vai facilitar uma transição energética bem-sucedida e impulsionar o desenvolvimento de indústrias inteligentes.

De acordo com o relatório do WEF, reduzir o consumo de energia com tecnologias já disponíveis pode diminuir a intensidade energética em 31% e gerar economias anuais superiores a US$ 2 trilhões até 2030. Para implementar tecnologias em larga escala, a Schneider Electric enfatiza a importância de parcerias mais fortes e da melhoria da eficiência no nível industrial.

“Sustentabilidade e crescimento econômico podem caminhar juntos”, afirma Blum. “Ao estabelecer parcerias estratégicas, as empresas podem aproveitar as inovações e tecnologias disponíveis para aumentar seu desempenho, ao mesmo tempo em que geram impactos significativos e constroem um futuro melhor para todos.”

Leia Mais

Outras Notícias