Quando projetamos, junto com o time da Cristalcopo, um projeto de sustentabilidade, a primeira grande questão que surgiu foi: a ideia é boa, as tendências irão impulsionar, mas como viabilizá-lo? Era 2019 e nós tínhamos na mão muitas informações e movimentos que eram reflexo da onda de questionamentos sobre a indústria de transformação de plástico e produtos de uso único. O que fazer com essa realidade que se apresentava para nós?
A partir disso, junto com um time de pessoas comprometidas e consultorias estratégicas, nós criamos o Recicla Junto. Nesse texto, gostaria de compartilhar o nascimento de um projeto sustentável e falar, com uma experiência real, que projetos sustentáveis só nascem de forma coletiva desde sua gestação.
Porque a implementação de práticas de ESG e Economia Circular enfrenta diversos desafios práticos. Desde a gestão de equipes capacitadas até a disponibilidade de mão de obra qualificada, as empresas precisam superar obstáculos significativos para viabilizar projetos sustentáveis. Ainda lidamos com um ecossistema em formação, estamos no começo de um movimento profissionalizado, saindo de ações individuais para grandes ações coordenadas. Esse salto de sair do papel para a prática exige uma série de processos.
Para as empresas, a falta de conhecimento especializado e a resistência a mudanças nos processos tradicionais são barreiras comuns. No entanto, as marcas estão se mostrando cada vez mais colaborativas, investindo em treinamento e desenvolvimento de competências específicas para suas equipes de projetos sustentáveis.
Um exemplo prático do que refletimos aqui, foi a ação que o Recicla Junto articulou em uma parceria com outras marcas uma ação de economia circular feita na 28ª Maratona Internacional de São Paulo, onde foram distribuídos 480 mil copos de água para a hidratação dos atletas e fizemos o recolhimento dos resíduos plásticos. Depois, os resíduos foram direcionados a uma empresa especializada que transformará esse resíduo em caixas organizadoras, fazendo o ciclo correto das matérias-primas.
Quando unimos marcas, pessoas e empresas, a sustentabilidade acontece. Através da articulação entre diferentes setores, é possível construir um futuro mais sustentável e eficiente. As empresas que se comprometem com essas práticas não apenas contribuem para um planeta mais saudável, mas também fortalecem sua reputação e se posicionam como líderes em responsabilidade social.
O caminho é desafiador, mas com colaboração e dedicação, a transição para um modelo de negócios mais sustentável se torna uma realidade possível. Pois ser sustentável é uma prática, não apenas uma ideia.
Augusto Freitas, fundador do Recicla Junto e CEO da Cristalcopo.