Fundado em 2011, o FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental para ação climática, vem atuando de forma estratégica em multiterritórios no Brasil por meio do financiamento de organizações de base que têm atuação socioambiental. Sua missão é mobilizar recursos para o fortalecimento dos territórios através de seus coletivos socioambientais, movimentos, organizações sociais, lideranças e o fomento à incidência em políticas públicas, engajando a sociedade na preservação e restauração da natureza. Somente no biênio de 2022 e 2023 o fundo repassou mais de 3 milhões de reais, em apoios diretos e indiretos aos territórios onde atua. Em 2024, com a Chamada Pública pela Educação e Justiça Climática está apoiando 18 coletivos socioambientais e 5 lideranças.
Atualmente, o fundo atua com o apoio financeiro (direto) e o formador (indireto), promovendo o desenvolvimento institucional das organizações apoiadas, a partir de processos baseados na educação ambiental crítica com a promoção de diálogos e trocas de saberes e experiências. O objetivo é fortalecer internamente os coletivos, movimentos e organizações comunitárias de base, para que qualifiquem suas lutas e ações, em especial, às relacionadas à educação e justiça climática, assim como promover uma rede territorial com uma agenda comum.
O FunBEA trabalha com o repasse de recursos financeiros de uma forma descomplicada, baseada nos pilares da filantropia comunitária – com comunidades autônomas e protagonistas dos seus próprios futuros.
“Somos um fundo independente que apoia organizações de base e coletivos para se desenvolverem institucionalmente e fortalecerem suas lutas. Nossa prioridade hoje é ampliar o financiamento climático para ações de educação e justiça climática, que ainda não são reconhecidas pelos grandes fundos públicos como linha de financiamento”, afirma Semíramis Biasoli, diretora do FunBEA.
Impactos
O FunBEA atua por meio de 4 programas conectados a grandes questões mundiais: Saúde Ambiental, Biodiversidade, Água e Clima, tendo impactado mais de 1 milhão de pessoas nos 59 municípios em 4 estados em que atuou nos últimos anos. Além disso, tem investido na produção de conhecimento através de duas formas. A primeira com a geração de dados territoriais e a partir das experiências locais, principalmente na região litorânea de São Paulo e no Vale do Ribeira, onde tem promovido projetos de engajamento da sociedade civil para o processo de gestão das águas e empoderamento social dentro de comitês de bacias hidrogråficas, instâncias de decisão muito importantes para todo o país.
A segunda forma é com a produção de pesquisas mais abrangentes como a “Conhecer para apoiar: análise sobre o desenvolvimento institucional de organizações socioambientais brasileiras”. A ideia é compreender qual tipo de apoio às organizações socioambientais necessitam para se desenvolverem e qual a melhor forma de realizá-lo através dos fundos independentes, como o FunBEA.
Por meio dos seus programas, o FunBEA vem se articulando em nível global no envolvimento com outros fundos, unidos em uma das mais importantes redes do Brasil, a Rede Comuá, espaço que reúne fundos temáticos, comunitários e fundações comunitárias, organizações doadoras (grantmakers) independentes, que mobilizam recursos de fontes diversificadas para apoiar organizações da sociedade civil que atuam nos campos da justiça socioambiental, direitos humanos e desenvolvimento comunitário. É válido ressaltar que, dentro da Rede Comuá, o FunBEA faz parte da Aliança Territorial junto com mais 7 organizações que atuam em toda a costa brasileira, de norte a sul do país, e que já mobilizaram mais de R$ 6 milhões de reais em doações.
Em 2024, o FunBEA também passou a fazer parte da Alianza Fondos del Sur, uma importante rede de atores do Sul Global que, juntos, buscam financiamentos para comunidades de base em suas ações socioambientais.