sexta-feira, dezembro 27, 2024

Cresce em 74% o número de empresas certificadas com Selo B e Brasil lidera na América Latina

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O Brasil alcançou um marco significativo no movimento global de empresas que se comprometem com práticas sustentáveis e sociais. De acordo com dados recentes do Sistema B, o número de empresas certificadas com o Selo B aumentou em 74% no país, consolidando o Brasil como líder na América Latina. Este selo é um dos mais prestigiados do mundo, reconhecido por sua rigorosa avaliação de impacto socioambiental, transparência e boas práticas de governança.

A certificação B Corp, concedida a empresas que atendem aos mais altos padrões de desempenho social, ambiental e de responsabilidade corporativa, tem sido uma das principais impulsionadoras de transformações no mercado, especialmente em tempos de crescente conscientização sobre a necessidade de soluções empresariais sustentáveis. No Brasil, esse crescimento expressivo reflete uma mudança significativa nas práticas empresariais, com as organizações buscando mais do que apenas lucro, mas também um impacto positivo para as pessoas e o planeta.

A Multi Bioenergia, empresa do Grupo Multilixo, acaba de renovar a certificação B Corp, uma ação que reafirma o compromisso intrínseco da empresa com a transformação de resíduos em recursos valiosos. Especializada na reciclagem de madeira, a empresa transforma esse material em cavaco, insumo essencial para a produção de biomassa, promovendo a reutilização de materiais que, antes, seriam descartados.

Mais do que uma renovação, a certificação B Corp reforça o compromisso contínuo da Multi Bioenergia com práticas empresariais responsáveis e com a economia circular.

“A renovação da certificação B Corp não é apenas uma validação externa, mas demonstrar que com integridade e inovação, podemos inspirar outras empresas a adotar um modelo de negócios mais sustentável e responsável”, afirma Lucas Urias, Diretor de Novos Negócios do Grupo Multilixo.

Conheça mais 3 startups brasileiras com Selo B:

Food To Save

A  Food To Save, o aplicativo contra o desperdício de alimentos é uma empresa certificada B, selo concedido a empresas que atendem a rigorosos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade. O selo solidifica o compromisso do app em contribuir para um impacto positivo na sociedade, no setor alimentício e no meio ambiente.

“O selo é um símbolo do nosso esforço contínuo para redefinir o sucesso empresarial, promovendo práticas que beneficiem não apenas nosso crescimento sustentável, mas também de nossos parceiros, de nossos clientes, e a comunidade como um todo. Somos transparentes desde o começo, sempre trazendo nossos dados de impacto para um futuro mais consciente e responsável. Estamos só no início de uma linda jornada.”, comemora Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.

A empresa atua por meio de um aplicativo, permitindo que estabelecimentos vendam suas Sacolas Surpresa com produtos para consumo imediato, próximos ao vencimento ou fora do padrão. Com o diferencial de garantir alimentos de qualidade com até 70% de desconto para o consumidor, a startup já ajudou a evitar a emissão de mais de 9 mil de CO2 na atmosfera. Isso é fundamental, já que os gases de efeito estufa  estão diretamente relacionados às mudanças climáticas globais, incluindo o aumento da temperatura média global, o derretimento das calotas polares e as mudanças nos padrões climáticos.

Raízs

A Raízs, foodtech líder no segmento de alimentação saudável, foi a primeira foodtech certificada pelo Sistema B, em maio de 2021. Isso porque, desde então, a empresa já mantinha os olhos atentos para causas como meio-ambiente e sustentabilidade. Desde a sua fundação, em 2013, a Raízs busca diminuir o impacto ambiental do planeta, trabalhando com alimentos orgânicos, frescos e saudáveis e também utilizando a menor quantidade de plástico possível nas embalagens para entrega dos produtos. A foodtech também possui o selo Eu Reciclo, certificado dado a empresas que destinam recursos à cadeia de reciclagem, por meio da compensação ambiental de pelo menos 22% das suas embalagens, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“Na contramão de um mercado que busca resultados e lucros sem propósito, a jornada da Raízs é guiada pelo compromisso profundo com a transformação sustentável. A mudança de comportamento em direção a alimentação saudável exige tempo e esforço, e que nós fazemos ao longo da nossa existência, oferecendo produtos de qualidade e que atendam às necessidades de nossos clientes e também com remuneração justa ao pequeno produtor”, explica Tomás Abrahão, CEO e fundador da Raízs.

A foodtech, que também tem compromisso com a qualidade dos artigos comercializados, conta com aproximadamente 1.500 famílias de produtores, impactando diretamente cerca de 7.500 pessoas do Rio Grande do Sul à Amazônia. Para a operação, por sua vez, a Raízs possui cerca de 250 colaboradores, se consolidando como referência em impacto social na América Latina.

FutureBrand

A FutureBrand São Paulo, ecossistema integrado em gestão de marca e negócio com foco no futuro, integra o Movimento B. A companhia é uma das primeiras consultorias do segmento no Brasil a conquistar a certificação ao promover uma agenda de ESG junto a grandes empresas. Projetos como Nestlé Re, Fundo Vale, SP Invisível e 100% Amazônia são só alguns dos modelos que colaboram para uma economia mais inclusiva, regenerativa e equitativa para as pessoas e para o planeta.

“Acreditamos fortemente no poder das marcas em criar um futuro mais positivo e compreendemos nosso papel em provocar estas transformações. Nosso compromisso é direcionar decisões de negócio que considerem aspectos ambientalmente responsáveis e socialmente éticos. Afinal, não existe planeta B é urgente avançarmos nessa pauta”, destaca Isabel Sobral, diretora de ESG & Negócios Sustentáveis e sócia da FutureBrand São Paulo.

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