A Pluxee, líder mundial em benefícios e engajamento para colaboradores, em parceria com a Aliança Empreendedora, concluiu a primeira edição do programa “Empreenda Jovem”, certificando 1.394 jovens em cursos de formação para empreendedores. O projeto, que teve início em janeiro e foi finalizado em agosto de 2024, ofereceu capacitação em áreas essenciais para o desenvolvimento no mercado, como finanças, marketing, tecnologia e empreendedorismo.
O programa foi impulsionado por uma forte mobilização de ecossistema, com parcerias estratégicas que ampliaram o impacto e a capilaridade da iniciativa. Exemplos disso são as colaborações com a Brasil Junior e Governo do Maranhão, que se uniram para potencializar a transformação e gerar mais oportunidades para os jovens empreendedores.
“Foi um imenso privilégio atuar como mentor para jovens empreendedores. Tive a oportunidade de conversar sobre educação financeira e as dificuldades para colocar o caixa em dia, com um grupo extraordinário e cheio de jovens que encararam o desafio de coração aberto e se dedicaram ao programa”, afirma Rodrigo Dias, especialista na Pluxee.
Perfil dos Jovens Beneficiados:
66,3% mulheres
66,7% negros
37,1% com ensino médio completo ou incompleto
36,3% com ensino superior incompleto
35% vivem exclusivamente da renda do negócio
33% não possuem renda, indicando que ainda não têm um negócio próprio
36% possuem renda entre meio a 1,5 salários-mínimos
Os dados revelam que o programa atingiu com sucesso os dois perfis desejados: jovens que já possuem um negócio e aqueles que tem o sonho de empreender. Essa diversidade reflete o compromisso do projeto em fomentar o empreendedorismo entre diferentes grupos sociais, promovendo a inclusão produtiva e oportunidades de crescimento e geração de renda.
“Fazer parte do projeto ‘Empreenda Jovem’ é uma satisfação para nós da Pluxee. Ver os resultados de uma iniciativa que capacitou 1.394 jovens e promoveu a inclusão produtiva de grupos diversos, especialmente com a maioria dos participantes sendo mulheres e negros, nos enche de orgulho. Acreditamos que investir no potencial empreendedor desses jovens é essencial para construir um futuro mais inclusivo e próspero para todos”, declara Juliana Fabi, Gerente de Sustentabilidade da Pluxee.
Impacto do Empreenda Jovem na Prática
Duas empreendedoras tiveram oportunidade de divulgar seu negócio nos perfis dos Instagram do Tamo Junto, da Aliança Empreendedora e da Pluxee. Geiselane Oliveira, 29 anos e Personal Chef em Fortaleza, tem transformado sua paixão pela gastronomia em seu trabalho desde os 20 anos de idade. Mesmo após o fechamento do seu restaurante, Geise não desistiu. Após um breve período como funcionária registrada, hoje voltou a empreender, preparando refeições diretamente na casa de seus clientes. “O caminho empreendedor é repleto de desafios, mas a persistência é fundamental. O meu conselho é que mesmo quando as coisas não saem como planejado, continue buscando soluções e se adaptando”, reforça a empreendedora.
Evelin Silva, 24 anos, lidera seu próprio negócio, a Variedades da Vic, loja com nome inspirado na sua filha Victória, de 6 anos. Essa, aliás, é a maior razão da existência de seu negócio, que a motivou a buscar o empreendedorismo e a conhecer o mundo dos laços infantis. Hoje, Evelin é grata por todo o apoio que recebeu nesses seis anos empreendendo e tem como maior satisfação ver a sua filha usando e brincando com seus laços e bonecas. “Conheci o Tamo Junto por meio da Aliança Empreendedora. Fiz o meu primeiro curso e daí em diante não parei mais. Amo cada ensinamento”, completa Evelin.
O Empreenda Jovem reforça o compromisso da Pluxee em apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico e social por meio do empreendedorismo e da inclusão produtiva, alinhado ao compromisso da empresa junto ao movimento Educa 2030, do Pacto Global da ONU. A iniciativa não apenas capacitou jovens, mas também fortaleceu suas habilidades para enfrentar desafios futuros no mundo dos negócios.