A sede da incorporadora e construtora Plano&Plano acaba de receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) categoria Gold, concedida pelo U.S. Green Building Council (USGBC), que reconhece construções sustentáveis ao redor no mundo.
Inaugurado em junho de 2024, o escritório localizado no edifício River One, que também possui a certificação internacional, ocupa uma área de 2.146 m²’, com duas lajes integradas, foi concebido seguindo as premissas da certificação ambiental, do projeto conceitual até a execução das obras, tornando o novo espaço mais sustentável e eficiente. Seus ambientes modernos e colaborativos, foram pensados para valorizar as pessoas, e continuar proporcionando um ambiente inspirador aos mais de 300 colaboradores que abriga.
“Receber esta certificação de reconhecimento internacional é resultado do desejo da Plano&Plano em incorporar também ao ambiente corporativo, além dos canteiros de obras, práticas sustentáveis significativas, reforçando principalmente o nosso compromisso com o meio ambiente”, comenta Rodrigo von, CEO da Plano&Plano.
Assinado pelo renomado escritório de arquitetura Athié Wohnrath, o projeto trouxe o conceito OpenSpace, com espaços amplos e abertos, pouco uso de divisórias e barreiras físicas, alinhado com a cultura da Plano&Plano de gerar conexões e cultivar relações relevantes e duradouras.
As salas de reunião são totalmente equipadas para formatos virtuais e híbridos, e o escritório também conta com diversos ambientes coletivos e informais, que estimulam os momentos de interatividade e conexão entre as pessoas. Bancos, pufes, mesinhas de apoio, outbacks e phone booths ao longo das estações de trabalho, e um exclusivo Work Café, para se tornar um espaço multiuso, não apenas dedicado a pequenas refeições, mas para ser utilizado em reuniões informais, ou mesmo uma pausa para desopilar.
Um treinamento de conscientização com os colaboradores sobre o uso adequado dos recursos ambientais no escritório corporativo e da segregação correta dos diferentes tipos de resíduos.
Outro aspecto que também se fez presente na sede foi a biofilia, um conceito que tem ganhado o destaque na arquitetura e no design, e que tem como princípio projetos baseados na conexão das pessoas com a natureza para a promoção do bem-estar, logo, inúmeros vasos de plantas naturais estão ao longo de todo escritório.
A avaliação LEED considera localização, eficiência energética, qualidade do ar e ambiente, uso do solo, materiais e recursos naturais, inovação e créditos regionais. Os projetos recebem pontuações de 1 a 100, e são classificados em quatro categorias: Certified, Silver, Gold e Platinum.