quarta-feira, janeiro 22, 2025

Parceria entre Schneider Electric e Cencosud Brasil impulsiona eficiência energética no varejo

Compartilhar

A Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país, tem percorrido passos significativos em direção à sustentabilidade com o apoio da Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação. Por meio da implementação do EcoStruxure Resource Advisor, a varejista aperfeiçoou seu consumo de energia, aprimorou o monitoramento de recursos e reduziu consideravelmente sua pegada de carbono.

Com a solução da Schneider Electric, todas as lojas do grupo no país passaram a acompanhar e gerenciar ativamente o consumo energético, permitindo identificar ineficiências e realizar ações corretivas. Em 64 unidades, o monitoramento foi ainda mais detalhado, com análises específicas de sistemas como iluminação, HVAC e frio alimentar. Uma das conquistas mais expressivas da Cencosud Brasil foi a queda de 98% no consumo de eletricidade do sistema HVAC durante os horários de fechamento – medida essencial para otimizar custos e diminuir impactos ambientais.

Outro destaque foi a instalação de controle do fator de potência e de bancos de capacitores, que resolveram problemas de energia reativa excedente que poderiam afetar a rede elétrica, danificar equipamentos e gerar multas. Essas decisões geraram uma economia de 3.840 MWh em eletricidade, o equivalente a 1,67% do consumo total da empresa, e na redução de 568 toneladas de CO2 entre janeiro e novembro de 2023.

“Estamos bastante satisfeitos com os frutos da nossa colaboração com a Schneider Electric. A escolha da plataforma EcoStruxure Resource Advisor foi determinante na nossa jornada para diminuir as consequências no meio ambiente e potencializar a eficácia das nossas atividades”, afirma Douglas Silva, diretor de Obras & Projetos da Cencosud Brasil. “Investir em sustentabilidade é mais do que uma questão ambiental. Trata-se de uma estratégia de negócios que beneficia não só as nossas operações como a sociedade como um todo.”

Os resultados alcançados também renderam reconhecimento à Cencosud Brasil como uma das vencedoras do Sustainability Impact Awards na América do Sul – premiação promovida pela Schneider Electric para celebrar iniciativas de destaque em sustentabilidade alinhadas às prioridades empresariais.

“Parcerias como essa mostram como a revolução digital pode ser uma poderosa aliada na construção de operações mais sustentáveis”, afirma João Salgueiro, gerente sênior de vendas de soluções de sustentabilidade Latam de Sustainability Business, o braço de consultoria em energia e sustentabilidade da Schneider Electric. “A Cencosud Brasil conseguiu tornar desafios energéticos em oportunidades de eficiência e inovação, reforçando o compromisso com práticas de descarbonização.”

Além das melhorias em eficiência energética, a varejista mantém outros projetos de responsabilidade socioambiental, como o programa Volte Sempre, que arrecadou 74,6 toneladas de vidro para reciclagem de janeiro a setembro de 2024, e os pontos de entrega voluntária de óleo de cozinha em 55 lojas Bretas e Prezunic.

Leia Mais

Outras Notícias