quinta-feira, janeiro 23, 2025

Alloha Fibra adere ao programa 1 Milhão de Oportunidades

Compartilhar

A Alloha Fibra, quarta maior empresa em número de assinantes e extensão de fibra óptica do País e o maior player independente neste segmento, acaba de fechar uma parceria com o 1Mio “Um Milhão de Oportunidades”, iniciativa do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que promove oportunidades de formação profissional, participação cidadã e trabalho justo para adolescentes e jovens no Brasil.

As ofertas de trabalho da Alloha Fibra serão divulgadas por meio da área de vagas do site da empresa, pelo LinkedIn e na plataforma online do 1MIO (Link), possibilitando aos inscritos buscarem vagas alinhadas aos seus perfis. O programa vai identificar e oferecer perspectivas que atendam às necessidades de cada pessoa, sobretudo voltadas ao primeiro emprego.

A iniciativa “Um milhão de Oportunidades” é uma aliança multissetorial que mobiliza empresas, sociedade civil, governos e, especialmente, jovens entre 14 e 29 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade a conquistarem oportunidades de trabalho digno. Em dois anos, o 1MiO já reuniu mais de 160 empresas, 7 estados, 8 centros urbanos, 1.800 municípios e gerou mais de 670 mil ocupações. Mais de 150 mil pessoas nesta faixa etária acompanham os canais de divulgação do projeto.

“Uma oportunidade pode mudar o curso de uma vida, mas um milhão tem um poder de transformação ainda maior. É por isso que acreditamos no potencial do projeto. Nosso compromisso com o 1MIO é abrir caminhos para que mais pessoas tenham acesso à educação, formação profissional, ao mercado de trabalho, criando um ciclo que impacta positivamente a sociedade e contribui com o desenvolvimento do Brasil”, explica Letícia Marins, gerente de ESG da Alloha Fibra.

Plano de contratação de jovens se fortalece em 2025

A Alloha Fibra, que já contratou mais de 300 jovens no segundo semestre deste ano, o equivalente a 43% no período, em várias regiões (com destaque para 90 posições no Nordeste – uma das localidades com a maior taxa de desemprego do País), planeja ampliar seu time de novos talentos em 2025. As oportunidades são para efetivos, estagiários e aprendizes.

“Temos jovens de diversas realidades: mães, pais, alunos de escolas públicas e particulares, que moram com os pais ou vivem sozinhos e que precisam desenvolver seu potencial. Em 2024, realizamos a primeira edição do nosso Programa de Estágio, o Giga+ Talentos. Agora, olhando para 2025, estamos desenvolvendo um programa dedicado ao crescimento e desenvolvimento dos Jovens Aprendizes, com o objetivo de aprimorar o ambiente de trabalho e aumentar a visibilidade desses jovens. Para enfrentar esses desafios, contamos a partir de agora com a parceria do 1 MiO, que nos ajudará a aprender e evoluir juntos”, analisa Letícia.

A inserção dos jovens no mercado de trabalho segue desafiadora, com taxas de desemprego e informalidade mais altas para essa faixa etária. Segundo os microdados do 1º trimestre de 2024 da PNAD Contínua (IBGE), a taxa de desemprego nacional foi de 14,2% entre os jovens de 15 a 29 anos, no período.

Sobre 1MiO:

O 1MiO é uma iniciativa do UNICEF, em parceria com governos, empresas privadas, organizações da sociedade civil e agências da ONU. A iniciativa tem como objetivo proporcionar a jovens e adolescentes de 14 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade, acesso a oportunidades de ensino de qualidade, habilidades digitais, conexão com a internet, participação cívica, treinamento profissional e empregabilidade, por meio de programas de aprendizagem, estágio e emprego.

Leia Mais

Outras Notícias