quinta-feira, dezembro 26, 2024

Positivo Tecnologia apresenta nova edição de Relatório de Sustentabilidade e define estratégia ESG “Mundo+Positivo”

Compartilhar

A Positivo Tecnologia anunciou, na noite de quinta-feira (12), nova edição do Relatório de Sustentabilidade da empresa. O documento abrange importantes avanços na área de ESG, como a conquista de reconhecimentos de mercado, como o nível Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol e a Certificação Ecovadis Ouro. O relatório também apresenta a evolução de projetos já em vigor, como Hardware as a Service (HaaS), Refurbished hardware as a Service (RHaaS) e Zero Carbon. Além disso, traz a definição de objetivos em cinco pilares estratégicos, com compromissos e metas a serem atingidos até 2030, de acordo com o Pacto Global da ONU, no qual a Companhia se tornou signatária neste ano.

Entre os destaques, o avanço na oferta de HaaS, uma das principais iniciativas de Economia Circular em tecnologia existente. É uma solução de aluguel de produtos como desktops, notebooks, tablets e smartphones, com prestação de suporte técnico e manutenção de equipamentos. O formato mantém a Companhia como proprietária do equipamento, além de ser responsável pela extensão da vida útil e logística reversa.

Só em 2023, mais de 50% dos contratos firmados com grandes empresas pela Positivo Tecnologia foram no modelo de HaaS. Leandro Rosa dos Santos, vice-presidente de Inovação, Estratégia e ESG, reforça que a expectativa é aumentar esse modelo de oferta. “É um mercado em franca expansão e uma solução benéfica para os clientes, que podem, ao mesmo tempo, pagar um preço justo e contribuir para a circularidade de produtos, o que impacta em um maior aproveitamento de equipamentos e evita desperdício. Por isso, vemos grande potencial para que a solução continue em alta”.

Outro importante avanço do último período é o aumento das operações de RHaaS, modelo de negócio em que a Companhia é pioneira no Brasil. Assim como o HaaS, esta segunda solução também consiste em uma forma de aluguel, mas com equipamentos recondicionados e com garantia, o que aumenta a vida útil e reduz descartes. “Além de gerar menos lixo eletrônico, a iniciativa fomenta a circularidade e permite a oferta de equipamentos com preços mais acessíveis, especialmente para empresas com menor capacidade financeira”, explica Leandro.

(Bioplástico, uma das novidades em sustentabilidade da empresa – Divulgação Positivo Tecnologia

A Positivo Tecnologia é também a primeira empresa de tecnologia brasileira a oferecer a solução Zero Carbon para os modelos de contrato HaaS e RHaaS. Com ela, os clientes podem compensar as emissões de carbono a partir da compra de créditos, e ter a chance de conquistar o reconhecimento com o selo “Positivo Amigo do Clima”. “A iniciativa pode contribuir fortemente para as empresas parceiras atingirem metas e compromissos de ESG”, acrescenta o executivo.

Como funciona

O programa de Zero Carbon mede o consumo e a emissão de CO2 equivalente nos processos de locação de equipamentos durante seis meses. Com o resultado, a Companhia consegue adquirir o equivalente em créditos de carbono, a serem investidos em projetos de redução de desmatamento e conservação da Amazônia, bioma estrategicamente escolhido pela Positivo Tecnologia, que possui uma das fábricas no Polo Industrial de Manaus. “Com a oferta de zerar a pegada de carbono, o RHaaS passou a ser uma solução que não apenas assegura a circularidade dos equipamentos, como também possibilita a neutralização das emissões associadas à sua utilização”, completa Leandro.

Planos para um mundo mais positivo

Liderada pela recém-criada Vice-presidência de Estratégia, Inovação e ESG, o novo plano “Mundo +Positivo” elenca os cinco pilares da estratégia de ESG da Companhia, com metas para os próximos anos. São eles: Cultura e Pessoas, Governança Sustentável, Educação para Empoderamento e Inclusão Digital, Economia Circular e Eficiência Energética e Redução de Emissões.

Em Cultura e Pessoas, a Companhia estabelece o compromisso de implementar políticas e programas que aceleram uma cultura de segurança, diversidade e inclusão, além de oferecer e manter acesso de todos os funcionários a programas de suporte ao bem-estar físico e emocional até 2027.

Em Governança Sustentável, a Positivo Tecnologia se propõe a aprimorar estruturas e processos organizacionais para identificação e gerenciamento de impactos, riscos e oportunidades sociais, ambientais e de governança, incluindo a realização de diagnósticos e avaliações independentes e acompanhamento do desempenho nessas áreas pelo Conselho Administrativo (CA). Outro compromisso estabelecido é o de atingir e manter uma taxa de conclusão de treinamento na formação anual de Integridade e Segurança da Informação para os funcionários ativos e o CA superior a 98% até 2027, além de incentivar e dar suporte aos principais fornecedores para que estabeleçam e divulguem suas metas ESG também neste período.

Em Educação para Empoderamento e Inclusão Digital, a Companhia estabelece o compromisso de aumentar a média de horas de treinamento de funcionários em 20% até 2027 e em 50% até 2030. Além disso, irá desenvolver parcerias que estimulem e forneçam capacitação digital às comunidades nas cidades e estados onde possui unidades fabris até 2027; também pretende criar parcerias com instituições do terceiro setor e ICTS nos três sites de operações no Brasil, para fomentar ações de voluntariado e contribuição para redução da desigualdade também até 2027.

No quarto tópico, Jornada da Economia Circular, o objetivo é atingir a certificação Zero Waste, conceito que promove o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, em 60% das operações fabris até 2030, e fomentar a expansão da oferta de soluções de extensão da vida útil de produtos para os clientes até 2030.

E, por último, em Eficiência Energética e Redução de Emissões, a meta é usar 100% de energias de fontes renováveis nas operações fabris até 2027, neutralizar as emissões anuais Escopo 1 e 2 até 2030 e oferecer opções de Neutralidade de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs) referentes aos serviços para todos os segmentos de clientes até 2030.

“Com o estabelecimento dessas metas, criamos um horizonte para consolidarmos as políticas de ESG que sonhamos. A nossa missão, como uma empresa 100% nacional de tecnologia, é contribuir para que o país seja, cada vez mais, referência global em sustentabilidade, inclusão e governança. Assim, construiremos um planeta mais positivo, sustentável, acolhedor e principalmente mais humano”, conclui Leandro.

Leia Mais

Outras Notícias