quinta-feira, dezembro 26, 2024

Fundação Norma e Leo Werthein traz projeto “Uma Escola Sustentável” para o Brasil

Compartilhar

O ano letivo de 2025 terá novidades sustentáveis para os alunos, professores e toda a comunidade da cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo. O projeto “Uma Escola Sustentável” chega na escola municipal rural Nossa Senhora da Conceição por meio da Fundação Norma e Leo Werthein, responsável pela área de responsabilidade social da Vrio.Corp – controladora da SKY Brasil e DIRECTV Latin America. O objetivo é que o projeto se torne um exemplo de inovação e sustentabilidade para todo o país.

Com autossuficiência hídrica e energética, o prédio contará com sistemas para o tratamento de águas, além de utilizar materiais naturais e locais para regulação de temperatura do ambiente. Além disso, o sistema de tratamento de água dos banheiros será reformado e uma usina de energia fotovoltaica será instalada para cobrir o consumo de energia da escola.

O design do prédio também prioriza a proteção ambiental, promovendo o uso eficiente dos recursos e contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas, com foco integral na sustentabilidade. A escola terá uma nova sala de aula; um salão de usos múltiplos para diversas atividades que atualmente não contam com espaço próprio; um espaço para a diretoria e uma sala para os professores; além de um banheiro adaptado para o corpo docente; espaços de horta e paisagismo.

Esta é a primeira escola financiada pela Fundação no Brasil, e tem como objetivo ser um exemplo de sustentabilidade no país, assim como as escolas e salas de aula sustentáveis promovidas pela organização na Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Equador e Peru.

Na foto, Marilu Beranger, secretária de Educação de Mogi das Cruzes; Alvaro Rufiner, diretor da Fundação NLW; Darío Werthein, Presidente da Fundação Norma e Leo Werthein e da Vrio; Gustavo Fonseca, presidente de SKY e Carolina Goijman, Coordenadora Red de Escuelas de TAGMA. / Créditos: Luis Henrique Madaleno

“A construção da Escola Sustentável Municipal Rural Nossa Senhora da Conceição foi um projeto transformador. O projeto impulsionou a economia local e gerou um sentimento de orgulho e pertencimento na comunidade. Além disso, a participação ativa dos voluntários e dos moradores em diferentes etapas da construção fortaleceu o tecido social”, afirmou Darío Werthein, presidente da Fundação Norma e Leo Werthein.

Werthein, que também é presidente da Vrio.Corp, holding da SKY e DIRECTV Latin America, destacou a transformação digital que nossas comunidades vivem, impulsionada pela Inteligência Artificial: “É fundamental aproximar essas tecnologias das salas de aula para preparar as novas gerações. E é igualmente importante reconhecer que nossas comunidades possuem conhecimentos ancestrais valiosos. Ao combinar essas ferramentas digitais com o saber intergeracional, podemos criar um diálogo intercultural enriquecedor e construir um futuro mais sustentável e equitativo”.

A escola sustentável Municipal Rural Nossa Senhora da Conceição, em Mogi das Cruzes, é pública e funcionará com modernas ferramentas pedagógicas, onde meninas e meninos aprenderão ciências, agricultura, ecologia e sustentabilidade habitando o espaço. Além disso, a instituição conta com uma equipe docente ativa que lidera projetos ambientais, incluindo uma horta e composteiras.

Centenas de voluntários e estudantes de vários países cooperaram com a construção da Escola Sustentável, após participarem de cursos teórico-práticos com foco em design bioclimático, estruturas e carpintaria, sistemas construtivos com materiais naturais e reciclados, captação e tratamento de águas, energias renováveis, mobiliário educativo, paisagismo e produção de alimentos. As equipes do Departamento de Educação da Prefeitura de Mogi das Cruzes foram fundamentais nos trabalhos de preparação do terreno, onde a escola está sendo construída.

Leia Mais

Outras Notícias