Neste Natal, a Hering convida os brasileiros a celebrarem suas raízes e a encontrarem o verdadeiro significado das festas: a união, a história e a conexão com o que realmente importa. Desde 1880, a Hering está presente na vida das famílias, atravessando gerações com seus produtos ícones e sendo promotores de causas. Para tornar a data ainda mais significativa, a marca se une ao Pacto Contra a Fome – coalizão suprapartidária e multissetorial que tem como missão contribuir para erradicar a fome e combater o desperdício de alimentos no Brasil – e promove uma iniciativa social que reforça o seu compromisso de gerar impacto positivo na comunidade.
Atualmente, 8,7 milhões de pessoas convivem com a fome no Brasil e mais de 60 milhões estão em algum nível de insegurança alimentar. Ao mesmo tempo, cerca de um terço dos alimentos que o país produz é desperdiçado — são 55 milhões de toneladas jogadas fora todos os anos, desde o campo até a mesa do consumidor. Cada brasileiro desperdiça 94 kg de alimentos em um ano, o equivalente a 224 pratos de refeição.
Neste cenário, o Pacto Contra a Fome tem a missão de mobilizar a sociedade e potencializar soluções estruturantes para erradicar a fome no país e reduzir o desperdício de alimentos, garantindo a segurança alimentar e protegendo o meio ambiente. A Hering está alinhada com as metas do Pacto Contra a Fome e colabora para atingir este objetivo: um Brasil sem fome até 2030 e todas as pessoas bem alimentadas até 2040.
Assim, em parceria com o Pacto Contra a Fome, a Hering realiza o investimento social que beneficiará o Instituto Capim Santo, no projeto Quebrada Alimentada, localizado no Jardim Julieta, Zona Norte de São Paulo. Esta ação possibilitará a compra de utensílios e equipamentos para a Cozinha Solidária e Escola. A iniciativa atenderá mais de 860 famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo mais de 500 refeições semanais com base no conceito de desperdício zero e uso integral dos alimentos. Além disso, como parte do projeto, o Instituto Capim Santo irá ministrar cursos e oficinas de gastronomia, como mais uma ferramenta de inclusão e geração de renda.
Com uma longa história de atuação em responsabilidade social, a Hering tem o compromisso de reduzir a desigualdade social no Brasil, em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 10) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Acreditamos que o Natal vai além das trocas de presentes, é um momento de unir pessoas e celebrar o que realmente importa, sem esquecer de gerar impacto positivo”, afirma Victoria Toni, Diretora da marca Hering. “É assim que contribuímos, não só no Natal como durante todo o ano, para uma sociedade mais responsável e alinhada aos valores que construímos ao longo desses 144 anos”, ressalta.
Como estratégia de amplificação da causa, a embaixadora da marca, Bruna Marquezine e criadores de conteúdo do universo da gastronomia, como os chefs Gui Poulain e Lili Almeida, compartilham com seus seguidores a ação social. A estratégia digital tem o objetivo de potencializar o debate para quase 50 milhões de seguidores no Instagram, somando os três nomes. “A Hering é a marca que conversa com todo o Brasil, não só no seu posicionamento de campanha e produtos, como também no engajamento para causas sociais”, reforça Victoria.
“A parceria entre o Pacto Contra a Fome, a Hering e o Instituto Capim Santo é uma prova de que todos podem contribuir de forma criativa e inovadora no combate à fome e ao desperdício de alimentos, independentemente do setor em que atuem. É um exemplo claro do que podemos alcançar quando unimos forças em torno de uma causa comum. Conectar essas forças é a missão do Pacto Contra a Fome e o caminho para enfrentar esse desafio coletivo. Apenas com a união entre governos, sociedade civil, iniciativa privada e academia será possível promover mudanças significativas e duradouras no combate à fome e na redução do desperdício de alimentos no Brasil”, destacou Juliana Plaster, diretora de Relações Institucionais do Pacto Contra a Fome.
“O combate à insegurança alimentar exige a colaboração de todos os setores da sociedade: governos, empresas e a sociedade civil. Nesse contexto, iniciativas como as promovidas pela Hering e Pacto Contra a Fome são exemplos de como cada um, fazendo a sua parte, pode transformar vidas. A parceria entre a Quebrada Alimentada, liderada pela Adriana Salay e o chef Rodrigo Oliveira e o ICS, reforça o poder das parcerias para promover mudanças significativas. Estamos mostrando que, juntos, podemos construir um futuro mais digno para muitas pessoas”, afirma Morena Leite, fundadora do Instituto Capim Santo.
E não para por aí. A Hering também está junto do Pacto Contra a Fome, por meio do grupo Azzas 2154, com o patrocínio ao Prêmio Pacto Contra a Fome 2024. A premiação, que aconteceu no último dia 03 de dezembro, reconhece e dá visibilidade para iniciativas que promovem a segurança alimentar no Brasil e combatem o desperdício de alimentos, colaborando para a redução das desigualdades e a criação de sistemas alimentares sustentáveis.
Com o objetivo de proporcionar um momento de celebração para todas as famílias assistidas pelo Projeto Quebrada Alimentada, a Bauducco®, parceiro comercial da Hering, também abraçou a iniciativa e realizou doação de Bauducco Chocottones ®.
Iniciativas sociais da Hering
A Hering, Empresa B Certificada, tem uma longa trajetória de atuação em responsabilidade social, apoiando diversas causas e reafirmando seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a redução da desigualdade social. A empresa mantém uma forte conexão com a agenda ESG (ambiental, social e governança) em sua estratégia de negócios, no desenvolvimento de produtos e na comunicação da marca. Desde 1935, a Fundação Hermann Hering tem se dedicado a reduzir desigualdades, promover o desenvolvimento sustentável e preservar a cultura e a memória.
Há 30 anos, a marca promove a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, na qual os produtos licenciados destinam parte da renda ao IBCC Oncologia durante o ano inteiro. Outra importante ação é o Dia da Básica, realizado todo setembro, mês de aniversário da marca. Essa iniciativa busca gerar impacto positivo na comunidade, com parte das vendas da icônica camiseta World sendo revertida para uma instituição parceira.
Dentro da pauta da segurança alimentar, a Hering se uniu à Central Única das Favelas (CUFA) durante as edições de 2022 e 2023 da Black Friday. Na ação “Sexta-feira Básica”, a cada compra realizada, 1 kg de alimento foi doado.
A Reserva, marca do grupo Azzas 2154, também é promotora da causa. Por meio do projeto 1P=5P, a cada peça comprada nas linhas Reserva, Reserva Mini e Reserva Go, a marca complementa cinco pratos de comida através da Associação Civil Banco de Alimentos e Connecting Food. Desde a sua criação, em 2016, a ação já complementou um total de 141.015.875 refeições.