A ABB está fazendo uma parceria com a Boliden, pioneira sueca em mineração e fundição, para introduzir seu zinco de baixo carbono em seus sistemas de distribuição de energia de baixa tensão. Com uma pegada de carbono 75% menor do que o zinco convencional, a parceria está tornando a infraestrutura elétrica mais sustentável.
O zinco de baixo carbono é essencial para uma sociedade livre de fósseis e uma economia circular. Usado para galvanizar estruturas de aço, o zinco protege contra a corrosão por até 100 anos, maximizando sua vida útil. Em parceria com a ABB para eletrificar e otimizar sua cadeia de valor, a Boliden usa energia renovável para reduzir as emissões de dióxido de carbono para apenas 1,0 kg por quilo de metal produzido – cerca de 75% menos do que a média do setor, que é de 3,6 kg.
As soluções de distribuição de energia da ABB, galvanizadas com o zinco de baixo carbono da Boliden, agora podem ser encontradas nas minas da Boliden, onde o minério de zinco é extraído.
O presidente da ABB Smart Power, Massimiliano Cifalitti, disse: “Na ABB, temos a missão de ajudar as indústrias a se tornarem mais enxutas e mais limpas. Com as soluções da ABB, a Boliden está usando a eletricidade em suas operações de forma mais eficiente para reduzir seu impacto ambiental.
O fornecimento de zinco de baixo carbono para ajudar a reduzir a pegada de carbono de nossas soluções demonstra o valor das parcerias na transição energética e na economia circular”.
Daniel Asplund, Gerente de Vendas de Zinco da Boliden, disse: “Estamos dando todos os passos possíveis em nossas operações de mineração e fundição para obter alta produtividade e o menor impacto climático possível. Nossa colaboração com a ABB mostra por que somos pioneiros nesse campo: juntos, eletrificamos grande parte de nossas operações e estamos promovendo avanços na eficiência. Ter soluções da ABB em nossas instalações feitas com nosso próprio zinco de baixo carbono é um exemplo importante de responsabilidade na cadeia de valor.”
A ABB se comprometeu a cobrir 80% dos produtos e soluções da ABB com a Abordagem de Circularidade da ABB até 2030. A empresa está mudando para materiais com menor pegada de carbono e oferecendo aos clientes alternativas mais sustentáveis
Projetados para ambientes externos, os gabinetes de distribuição de energia Kabeldon da ABB garantem que bairros, carregadores de veículos elétricos, energias renováveis, fábricas e minas em todo o mundo permaneçam conectados. O gabinete de distribuição de cabos possui uma Declaração de Produto Ambiental (EPD) Tipo III verificada por terceiros para total transparência. Agora galvanizado com zinco de baixo carbono e disponível em aço de baixo carbono, o Kabeldon também ajudará os clientes a reduzir a pegada ambiental de sua infraestrutura de energia.