A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos maiores hubs de saúde da América Latina, aderiu recentemente a dois grandes compromissos com a Organização das Nações Unidas (ONU): Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), da ONU Mulheres, e Movimento Elas Lideram, do Pacto Global, que defendem gênero, mulheres e, principalmente, liderança feminina.
As iniciativas buscam transformar o cenário corporativo global ao engajar mais de 1.500 empresas e apoiar a ascensão de 11 mil mulheres à alta liderança. Ao assinar os compromissos, a BP assume publicamente o comprometimento com essa agenda e passa a fazer parte de uma rede global e local das Nações Unidas, que compartilha informações, publica cartilhas e manuais, promove fóruns, eventos e webinars.
A BP já alcançou marcas importantes como 72% do seu quadro de colaboradores composto por mulheres, 66% da liderança formada por mulheres e 56% de representatividade feminina em cargos de alta liderança.
Em direção a novos avanços
Estimativas apontam que a redução das desigualdades de gênero poderia adicionar US$ 5,8 trilhões à economia global até 2025 e gerar um aumento de até 3,3% no PIB brasileiro. No entanto, se medidas efetivas não forem tomadas rapidamente, a desigualdade pode levar 257 anos para ser resolvida.
Uma pesquisa inédita realizada pela BP, para avaliar a percepção dos pacientes de hospitais privados em relação à acessibilidade e acolhimento, do ponto de vista de diversidade, mostrou que 72% dos homens estão satisfeitos com os serviços de saúde. Entretanto, apenas 57% das mulheres expressaram satisfação com o atendimento, indicando uma diferença significativa.
Além disso, o levantamento revela que a falta de padronização nos atendimentos e protocolos aponta para a necessidade de aprimorar a recepção e a assistência médica, independentemente do gênero.
Os Princípios de Empoderamento das Mulheres e o Movimento Elas Lideram defendem o estabelecimento e acompanhamento de metas ambiciosas como estratégia para promover mudanças significativas e criar uma vantagem competitiva para as empresas na promoção da equidade.
Diante desses desafios, a BP tem implementado iniciativas focadas em diversidade e inclusão como workshops, mentorias, sessões de diálogo, guia de comunicação inclusiva, censo e programas específicos para pessoas negras e pessoas com deficiência, procurando um olhar abrangente sobre as barreiras de desigualdade que muitas vezes se somam à de gênero.