No Brasil, cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos são geradas por ano, mas apenas 4% são reciclado. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), quase 90% do material reciclado passa pelas mãos de catadores – fundamentais para essa cadeia. Pensando nesse cenário, a Vidmob, plataforma global líder em desempenho criativo com base em IA, por meio de sua fundação Vidmob Gives, e em parceria com a ONG Pimp My Carroça, promoveu uma experiência prática sobre este trabalho, que resultou em carroças novas, grafitadas por artistas parceiros, para catadores em São Paulo.
O Desafio Pimp contou com a presença de dois grupos colaborativos formados por funcionários da Vidmob, orientados por um mestre catador de reciclável, que coletaram materiais no entorno da sede da ONG. Os colaboradores participaram também de uma roda de conversa sobre a importância do trabalho dos catadores, onde compartilharam suas impressões sobre a experiência de coleta nas ruas.
“É gratificante participar de ações como essa, que, além de ajudar as pessoas envolvidas, nos fazem enxergar situações sob outras perspectivas. Esse aprendizado nos permite crescer e evoluir como seres humanos, e estou feliz em fazer parte desse coletivo”, diz Miguel Caeiro, head latam da Vidmob.
Os recursos destinados à ONG Pimp My Carroça serão usados em projetos internos, incluindo a construção de novas carroças — algumas delas motorizadas — e em iniciativas natalinas voltadas para os familiares dos carroceiros.
A Vidmob é uma empresa “mission-driven” – que tem o firme propósito de mudar o mundo para melhor desde o início de suas operações. Faz parte da fundação Pledge 1% para a qual destina 1% de seu lucro líquido anual perpetuamente para ações sociais. Por meio de sua fundação Vidmob Gives, uma entidade sem fins lucrativos, está comprometida em retribuir às comunidades por meio de trabalho e serviços voluntários, doações e desenvolvimento de criativos pro bono para organizações sem fins lucrativos.