O chamado período de festas, que marca a época em que o ano chega ao fim, carrega consigo valores como solidariedade, generosidade, empatia e amor ao próximo. No dia 3 de dezembro acontece o Dia de Doar 2024, um movimento global presente em mais de 90 países, que busca conscientizar sobre a importância da doação na busca por um mundo melhor, mais justo e menos desigual. A Vaga Lume, organização sem fins lucrativos que atua há mais de duas décadas promovendo o acesso à leitura e implementando bibliotecas em comunidades rurais, ribeirinhas, beiradeiras, indígenas e quilombolas, integra essa grande mobilização e conta com sua doação para fazer ainda mais em 2025.
Também este ano a Vaga Lume — que atua em 23 municípios da Amazônia Legal, região do Brasil que menos possui espaços públicos de leitura, segundo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) — inaugurou quatro novas bibliotecas: uma na comunidade Santa Terezinha de Axipicá, em Oriximiná (PA), e três no município de Novo Airão (AM). A ONG chega, com essas, ao número de 95 bibliotecas comunitárias implantadas, um desafio imenso e cada vez maior, em um país que lê cada vez menos.
Além de quatro novas bibliotecas implantadas, só neste ano a Vaga Lume doou mais de 14 mil livros e dezenas de peças de mobiliário para as bibliotecas apoiadas pela organização, impactando cerca de 14 mil crianças e jovens. São mais de 800 voluntários trabalhando para dar vida ao projeto e levar livros para crianças e jovens em cantos distantes dos centros urbanos do país.
“Através de um livro, a gente pode ter acesso a vários lugares, pessoas e histórias”, afirma Jamilly Lopes, moradora da comunidade de Axipicá, no Pará, um dos locais onde a Vaga Lume implantou bibliotecas em 2024. “Nossa comunidade sempre gostou muito de ouvir histórias, dos mais velhos, dos pescadores, mas também tinha o desejo de também conhecer as histórias literárias que vêm dos livros. O sonho dessa comunidade de ter uma biblioteca se tornou realidade.”
Para que tudo isso, e ainda mais, possa acontecer, o financiamento por meio de doações, tanto de empresas quanto de pessoas físicas, é absolutamente fundamental. Por isso, a Vaga Lume aproveita o ensejo do Dia de Doar para lembrar da importância de doar para o projeto, com qualquer valor, em qualquer frequência. Toda contribuição é vital e muito bem vinda!
“O Dia de Doar é uma data importante para convidar não só as empresas, mas também toda a sociedade para apoiar organizações sociais que geram impactos positivos, assim como a Vaga Lume faz há tantos anos”, avalia Bianca de Riccio, gerente de relações institucionais da Vaga Lume. “O acesso aos livros e à leitura é um direito humano, e com apoio de todos, vamos levar ainda mais livros e bibliotecas por toda a Amazônia em 2025”.
Em mais de duas décadas de trabalho, a ONG já distribuiu 177 mil livros, implantou 95 bibliotecas (mais quatro estão em implantação) e formou mais de 5 mil mediadores de leitura, voluntários que leem para as comunidades – trabalho esse que já impactou a vida de 110 mil crianças e jovens. No site da Vaga Lume há uma explicação detalhada de como doar e contribuir para que o projeto possa continuar espalhando livros e o amor pela leitura por aí.
Empresas interessadas em apoiar podem doar tanto de forma direta como por meio de leis de incentivo, e a equipe da Vaga Lume está à disposição para conversar e orientar nesse sentido. Já pessoas físicas têm diversas formas. Uma delas é a doação pelo site, que pode ser feita tanto de forma recorrente como de maneira pontual, sempre que quiser. Outra opção é a doação via PIX, utilizando como chave o e-mail financeiro@vagalume.org.br (em nome da Associação Vaga Lume). Também é possível fazer o redirecionamento de créditos da Nota Fiscal Paulista, contribuir por meio do Visa Causas ou doar parte de seu Imposto de Renda via Lei de Incentivo.
O processo para apoiar a educação na Amazônia com a Vaga Lume e abater a doação do Imposto de Renda 2025 é muito simples. As doações podem ser feitas a qualquer momento, mas para serem passíveis de abatimento no IR 2025 devem ser feitas até 31 de dezembro de 2024. Para saber como direcionar doações para a Vaga Lume, basta entrar em contato pelo e-mail colabore@vagalume.org.br ou pelo WhatsApp 11 93284-5720.