Apenas 23% dos brasileiros consideram que as empresas estão cumprindo bem ou muito bem seu papel no desenvolvimento sustentável, segundo a pesquisa ESG 360º, realizada pelo Instituto Ipsos Public Affairs & Corporate Reputation Brasil. O levantamento revela um cenário de ceticismo em relação às práticas corporativas no país, especialmente no combate ao desmatamento, frequentemente apontado como insuficiente.
De acordo com o estudo, 96% dos brasileiros consideram o desenvolvimento sustentável – que envolve o equilíbrio entre crescimento econômico, proteção ambiental e bem-estar social – essencial para o futuro do país. Apesar disso, apenas 34% da população está familiarizada com o termo ESG (Environmental, Social, and Governance) – Ambiental, Social e Governança, em português –, sendo o eixo ambiental o mais mencionado entre os que conhecem o conceito.
Diante da desconfiança dos consumidores, normas como a ISO 14001 e a NBR 16001 surgem como alternativas confiáveis para empresas que desejam estruturar e comprovar seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.
A ISO 14001, focada na gestão ambiental, exige práticas como redução de resíduos, uso consciente de recursos naturais e controle das emissões de gases de efeito estufa. Por outro lado, a NBR 16001 enfatiza a responsabilidade social, promovendo ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Essas normas permitem que as empresas aprimorem continuamente suas práticas e demonstrem seu compromisso com a sustentabilidade. A certificação, realizada por organismos acreditados pelo Inmetro, fortalece a credibilidade da empresa e aumenta a confiança dos consumidores”, explica Alexandre Xavier, vice-presidente de ESG da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).
Maior transparência
Mais da metade dos brasileiros (56%) acredita que há pouca transparência sobre projetos empresariais voltados à sustentabilidade – percepção ainda mais acentuada entre os que conhecem o termo ESG.
Além disso, 77% da população defende que “as empresas devem gerar produtos sustentáveis sem transferir os custos para os consumidores”. No entanto, ao serem questionados sobre pagar mais por produtos sustentáveis, os consumidores apresentam opiniões divididas: 38% concordam, 31% discordam e 30% permanecem neutros.
“Para conquistar a confiança dos consumidores, as empresas precisam investir em práticas sustentáveis claras e comunicar suas ações de forma eficaz. A certificação ISO 14001, por exemplo, é uma garantia de que estão seguindo padrões reconhecidos globalmente”, destaca Xavier.