sábado, dezembro 14, 2024

Rockwell Automation apresenta framework avançado para transformação da sustentabilidade industrial

Compartilhar

Em resposta aos desafios de sustentabilidade, com o setor industrial sendo fonte de 29% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil em 2022, a Rockwell Automation, há mais de 100 anos líder em automação industrial e transformação digital, apresenta o seu Triple A Framework para impulsionar a sustentabilidade na indústria e alinhar o setor aos objetivos globais de desenvolvimento sustentável e redução de emissões de carbono.

De acordo com a Rockwell Automation, o framework foi projetado para ajudar a indústria a estabelecer e alcançar metas ambiciosas de sustentabilidade, enquanto aumenta eficiência operacional e lucratividade.

A estratégia do Triple A Framework é abrangente e dividida em três fases. O processo começa com a avaliação, onde operações são analisadas a partir de ferramentas como auditorias energéticas, programas de gestão hídrica e avaliações de descarbonização. Essas análises identificam ineficiências e oferecem um roteiro claro para melhorias.

Na sequência, o framework traça tecnologias que irão possibilitar a execução da estratégia, com soluções para otimizar o consumo de energia, gerenciamento de resíduos e o controle de emissões. Com base em dados em tempo real, insights gerados a partir de dispositivos já integrados às operações industriais, as empresas podem implementar mudanças para ganho de produtividade e redução de impactos ambientais. Por fim, o progresso é acelerado por meio de otimização contínua a partir da análise de dados e insights gerados com Inteligência Artificial (IA), permitindo que as empresas alcancem metas sustentáveis de longo prazo.

O framework está alinhado aos resultados do 9º Relatório Anual de Manufatura Inteligente, da Rockwell Automation, que revela que ganhos de eficiência operacional são o principal motivador para a adoção de iniciativas de sustentabilidade. O relatório reforça a conexão crítica entre políticas de ESG com melhorias operacionais e lucratividade, evidenciando que a sustentabilidade é uma vantagem estratégica, e não apenas uma obrigação regulatória do setor.

“Com o Triple A Framework, estamos capacitando o setor industrial a alinhar seus objetivos de sustentabilidade e desempenho operacional de forma integrada,” explica Emmanuel Guilhamon, vice-presidente de Sustentabilidade da Rockwell Automation. “Ao integrar tecnologias avançadas e insights gerados por dispositivos IoT e IA, permitimos que as empresas reduzam seus impactos ambientais enquanto melhoram a performance e a lucratividade. Este framework transforma a sustentabilidade em um diferencial competitivo”, afirma.

Portfólio para sustentabilidade

A Rockwell Automation tem um portfólio de soluções para sustentabilidade industrial voltado otimização energética, consumo de água inteligente e mitigação de riscos as operações do setor. Entre as principais soluções da empresa estão produtos como o FactoryTalk DataMosaix e o FactoryTalk Energy Manager.

O FactoryTalk DataMosaix é uma ferramenta que ajuda as indústrias a fazer melhor uso dos dados que coletam durante a produção. Como peças em um quebra cabeça, esses dados brutos são combinados para uma visualização intuitiva, permitindo a geração de relatórios e análises para tomada de decisões mais inteligentes e embasadas.

Já o FactoryTalk Energy Manager é uma ferramenta essencial para empresas que buscam otimizar seu consumo energético. O sistema não apenas monitora e analisa o uso de energia em várias instalações, mas também oferece análises contextualizadas que ajudam as empresas a compreender seus padrões de consumo. Além disso, facilita a gestão de custos e a implementação de estratégias para reduzir o consumo energético e apoiar metas de sustentabilidade. Os usuários podem personalizar dashboards para visualizar tendências de consumo, intensidade energética e dados de produção, proporcionando um controle mais preciso e eficaz sobre os recursos energéticos.

A Rockwell Automation também oferece soluções especializadas para a indústria de água e esgoto, focando em otimizar a eficiência, confiabilidade e segurança. Produtos como o Supervisory Control and Data Acquisition (SCADA) oferecem um sistema centralizado para monitoramento e controle de operações, essencial para a integração de plantas de água e esgoto em cidades inteligentes, garantindo a coleta e análise eficiente de dados para adaptação às mudanças na demanda e regulamentos ambientais.

Outro exemplo é o PlantPAx, um sistema de controle distribuído (DCS) moderno e robusto que atua como o cérebro da operação em plantas industriais, simplificando a integração de novos projetos e tecnologias, além de permitir a gestão remota da operação em uma única interface.

Leia Mais

Outras Notícias