sábado, dezembro 14, 2024

Danone Brasil lança programa inédito de mentoria para impulsionar a liderança feminina na companhia

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Dados do Censo de 2022 realizado pelo IBGE, apontam que 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. Embora sejam a maioria, ainda existe pouca representatividade em cargos de liderança no ambiente corporativo, com apenas 39,1%. Para transformar essa realidade e incentivar o crescimento da liderança feminina dentro da companhia, a Danone, líder global em alimentos e bebidas, lança o “Mentoria D’Elas”, que visa acelerar a presença de mais mulheres em posições estratégicas no negócio, por meio de capacitação e troca de experiências.

A iniciativa, desenvolvida em colaboração com o Grupo de Afinidade de Gênero da empresa, tem como líder Marina Fernie, Vice-presidente de Marketing da Danone Brasil. Segundo ela, o programa tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação entre as colaboradoras, promovendo uma mudança significativa, não apenas nas trajetórias profissionais individuais, mas também na mentalidade coletiva, já que uma das metas da Jornada de Impacto da Danone é alcançar o equilíbrio de gênero em seus cargos de gestão até 2030, globalmente.

“A Danone tinha como meta ter 40% de mulheres em cargos gerenciais e de diretorias até 2025, porém já ultrapassamos esse número com 52%. Agora, nosso desafio é preparar mais mulheres para compor o quadro geral e assumir cargos de CEOs. Por isso, a primeira edição da Mentoria D’Elas nasce para inspirar e preparar as profissionais da companhia”, destaca.

A Mentoria D’Elas é estruturada em quatro fases dinâmicas, cada uma projetada para aumentar o potencial de liderança das participantes, desenvolvendo e criando um espaço de colaboração e troca para mulheres que visam essa oportunidade dentro de suas carreiras. O programa tem duração de seis meses e conta com mais de 50 mulheres, oferecendo uma trilha de desenvolvimento com:

Alinhamento e Preparação: As participantes são conectadas com suas mentoras em encontros mensais, para estabelecer objetivos e expectativas.

Desenvolvimento Progressivo: As mentoradas embarcam em uma jornada de autodescoberta e crescimento. Com o apoio de suas mentoras, identificam suas áreas de desenvolvimento e traçam um plano personalizado para alcançar seus objetivos.

Implementação e Ação: Com um plano definido, participam de atividades práticas projetadas para impulsionar seu crescimento profissional. Este é o estágio onde a aprendizagem se traduz em ações.

Avaliação e Reflexão: Ao final do programa, realizam uma autoavaliação, refletindo sobre seu progresso e identificando áreas para contínua evolução. O feedback das mentoras é importante neste estágio, ajuda a solidificar as lições aprendidas e definir futuras estratégias de fortalecimento.

“Hoje, 48% do nosso time é formado por mulheres, cis ou trans. Pensando na jornada de equidade entre homens e mulheres dentro da Danone, buscamos entender as boas práticas do mercado que reforçassem nosso compromisso contínuo com a equidade de gênero e a inclusão. Alinhado ao nosso posicionamento Tudo de Bom, Tudo de Bem, o Programa Mentoria D’Elas busca não apenas elevar as mulheres como líderes, mas também construir um espaço de troca e colaboração entre elas, que compartilham dos mesmos anseios e objetivos. Este é o compromisso da Danone para a promoção de uma cultura de liderança inclusiva e empoderada”, conclui Fernie.

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