sábado, dezembro 7, 2024

Casio atinge a taxa de 93,9% de reciclagem em nível global

Compartilhar

Somente no Brasil, a estimativa é de que sejam geradas mais de dois milhões de toneladas de lixo eletrônico ao ano. De acordo com a pesquisa ‘Lixo Eletrônico no Brasil’ de 2023, realizada pela Green Eletron em parceria com a consultoria Radar Pesquisas, cerca de apenas 20% dos resíduos eletrônicos gerados no país são reciclados. Por esse motivo, torna-se fundamental que empresas se comprometam com iniciativas de logística reversa para compensação desses materiais. A Casio, uma empresa líder mundial em tecnologia, alcança a taxa de 93,9% de reciclagem em nível global através da logística reversa.

No país, a companhia japonesa é associada à Green Eletron – organização brasileira sem fins lucrativos que atua como gestora de sistemas de logística reversa para produtos eletroeletrônicos e pilhas. No Brasil a marca que comercializa relógios, calculadoras e instrumentos musicais, compensou junto à gestora, no ano passado, mais de 25 mil quilos de embalagens colocadas no mercado, sendo 918,88kg de papelão, 22.868,3kg de papel, 116,93kg de plástico, 4.813,6kg de isopor e 116,86kg de outros materiais.

Adriana Murakami, coordenadora de logística e SOP da Casio, conta que engajar na compensação de resíduos eletrônicos é contribuir para uma cadeia de produção mais eficiente. “Esse tipo de ação contribui para uma economia circular, onde os materiais reciclados voltam para a cadeia produtiva, diminuindo a necessidade de extração de novos recursos e reduzindo custos. Dessa forma, empresa, sociedade e meio ambiente são beneficiados”, afirma.

Para Adriana, atingir uma taxa global de reciclagem de mais de 90% é um reflexo do compromisso com a logística reversa e a economia circular.  “Na Casio, acreditamos que a sustentabilidade é um pilar essencial para o nosso negócio. No Brasil, estamos determinados a continuar expandindo nossas iniciativas e conscientizando nossos consumidores sobre a importância do descarte correto de resíduos eletrônicos. Nossas iniciativas se refletem também no que produzimos, por exemplo, diversos modelos de relógios são desenvolvidos a partir de materiais derivados de recursos orgânicos renováveis, como os plásticos de biomassa, que ajudam a reduzir o impacto ambiental através da redução das emissões de CO2”, enfatiza.

Leia Mais

Outras Notícias