A ENGIE Brasil Energia foi reconhecida pelo seu case Programa de Descarbonização de Fornecedores, que auxilia seus fornecedores a desenvolver sua própria jornada de descarbonização, na categoria Guardiões Pelo Clima.
“Receber este reconhecimento das nossas ações voltadas à descarbonização é um indicativo do impacto positivo que causamos na sociedade. A Jornada pelo Clima, plataforma de governança climática desenhada pela ENGIE para consolidar estratégia, gestão de riscos, métricas e metas relacionadas ao tema, foi fortalecida em 2023, e seguiremos desenvolvendo projetos que representam o novo ciclo de uma trajetória bem-sucedida de descarbonização das operações e dos nossos fornecedores”, comenta Eduardo Sattamini, presidente da ENGIE Brasil Energia.
Para que a prática em questão fosse reconhecida, era condição que a empresa fosse participante de um dos Movimentos da estratégia Ambição 2030, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, ligados à área de Meio Ambiente: + Água, Ambição Net Zero e Conexão Circular. Para participar dos Movimentos da Ambição 2030, as empresas assinam uma carta-compromisso, assumindo metas públicas relacionadas a cada área do Movimento que aderiu e começam a participar de uma jornada de construção de conhecimento para apoiá-las a atingir essas metas. As inscrições dos projetos aconteceram entre os dias 9 e 30 de agosto. Os envios foram submetidos aos participantes e comitês consultivos dos Movimentos, depois, enviados para uma Comissão especial para avaliação composta por técnicos no tema. O objetivo do reconhecimento é dar visibilidade e promover as ações dentro de cada uma das temáticas das iniciativas.
O Programa de Descarbonização de Fornecedores da ENGIE Brasil Energia é voltado à redução da emissão de Gases de Efeito Estufa da cadeia de valor da Companhia e pretende engajar 100% dos principais fornecedores da Companhia — que correspondem a cerca de 80% das emissões de Escopo 3 — para que consigam contabilizar suas emissões e definam iniciativas e metas de descarbonização e mitigação até 2030. A estimativa é que haja a redução superior a 100 mil tCO2e, o que corresponde a mais de 20% das emissões totais da companhia, que em 2024 contou com a participação de 39 fornecedores mapeados e que passaram pelo Diagnóstico de Maturidade. Neste primeiro ano de lançamento do Programa, mais de 58% dos fornecedores elegíveis aderiram ao Programa e já estão desfrutando dos benefícios, tais como capacitações, treinamentos e instruções e suporte para contabilização de suas emissões por meio da plataforma Descarbonize.
“Esse tipo de reconhecimento não é apenas uma forma de incentivar boas práticas, mas serve também disseminar materiais, inspirar a ação e conectar empresas que se movimentam com um objetivo em comum: proteger o Meio Ambiente” – acredita Mônica Gregori, COO e Diretora de Impacto da rede brasileira do Pacto Global.
Foram escolhidas boas práticas em diferentes categorias: Guardiões pela Água, divididos nas categorias Resiliência Hídrica e Saneamento Básico; Guardiões pelo Clima, nas categorias Descarbonização de Companhias (Grandes Empresas) e Descarbonização de Pequenas e Médias Empresas; e Guardiões Conexão Circular nas categorias Gestão de Resíduos e Economia Circular.