O Grupo Pão de Açúcar, Grupo Carrefour Brasil, Pepsico, Banco BV e EY foram as empresas destaques na quinta edição do Índice de Equidade Racial nas Empresas (IERE), apresentado nesta terça-feira, 19 de novembro, durante o Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Dividido em seis pilares, o IERE é reconhecido como o indicador mais robusto sobre diversidade, equidade e igualdade racial no Brasil. Em cada uma dessas áreas, as empresas são avaliadas de forma detalhada, permitindo uma análise aprofundada de suas práticas e resultados.
No pilar Recenseamento Empresarial, que avalia o número de profissionais negros contratados ou em cargos de gerência, supervisão e outros, o Grupo Pão de Açúcar alcançou a primeira posição. No pilar de Publicidade e Engajamento, o Grupo Carrefour Brasil foi o melhor colocado. Em recrutamento, que avalia o nível de flexibilização do processo seletivo em nome da diversidade racial, e Capacitação, o Grupo Pão de Açúcar novamente liderou. Já no pilar de Ascensão de Carreira, a Pepsico apresentou o melhor desempenho. Em Conscientização, o destaque foi a MSD.
A edição deste ano contou com a participação de 45 empresas, das quais 80% já haviam participado de edições anteriores. Essas organizações possuem, portanto, diagnósticos claros de suas situações e estão aptas a implementar políticas e ações afirmativas concretas. Juntas, as empresas participantes do IERE somam um faturamento superior a R$ 1 trilhão, destacando o protagonismo e a relevância do indicador.
“Esse ranking nos permite reconhecer o esforço das empresas e identificar os pilares que demandam maior engajamento. Com base nesses dados, temos uma referência sólida para seguir avançando e promover mais equidade no mercado”, afirma Raphael Vicente, diretor-geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.
O índice utiliza uma metodologia que estimula a competição positiva entre as empresas e oferece relatórios individuais customizados, comparando o desempenho de cada organização com seu setor e com o universo da iniciativa.