sábado, dezembro 7, 2024

Portobello Shop Jardim Social é a primeira edificação do mundo a receber a certificação LEED O+M V5 Platinum

Compartilhar

A Portobello Shop Jardim Social, localizada em Curitiba (PR), alcançou um marco histórico ao se tornar a primeira edificação no mundo a receber a certificação LEED O+M V5 Platinum, com 84 pontos após avaliação de oito categorias. Este reconhecimento, concedido pelo US Green Building Council – Orange County, valida o compromisso da unidade com a sustentabilidade e destaca seu desempenho operacional exemplar. A entrega oficial do selo acontecerá em novembro durante a Convenção Mundial Greenbuild, na Filadélfia, EUA.

Inaugurada em fevereiro de 2023, a unidade já havia conquistado o selo LEED ID+C Platinum no mesmo ano, tornando-se a quinta loja de varejo no mundo a obter esse reconhecimento e a única do país no segmento de revestimentos cerâmicos a alcançar tal feito. “Essa nova certificação reafirma nossa liderança na transformação sustentável da indústria da construção, além do compromisso e trabalho de conscientização da pauta ESG na Portobello”, afirma Luis Caliman, head de Arquitetura e presidente do Comitê de ESG da Portobello Shop.

O projeto contou com o apoio de consultoria da Petinelli, empresa de engenharia líder no Brasil em desempenho e bem-estar de edifícios, responsável por mais da metade das certificações LEED Platinum no mercado brasileiro.

Soluções Sustentáveis e Inovações Ambientais

A certificação LEED O+M V5 foi obtida graças à implementação de soluções práticas de operação, manutenção e melhoria contínua, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e melhorar a eficiência do uso de recursos ao longo da vida útil do edifício, focando em diversas áreas-chave de sustentabilidade.

“Certificar um edifício existente com o LEED O+M nos permite otimizar as operações diárias, reduzir o impacto ambiental, aumentar a eficiência energética e de recursos e criar ambientes mais saudáveis para os ocupantes”, explica Guido Petinelli, CEO da Petinelli.

Em termos de eficiência energética, o projeto envolveu a avaliação e a otimização do consumo de energia nos sistemas de ar condicionado, iluminação e equipamentos, além da incorporação de soluções de energia renovável, como painéis solares. Para o gerenciamento de água, foram implementados sistemas de coleta e reutilização de água da chuva, além de tecnologias de baixo consumo e monitoramento contínuo da qualidade da água.

Com relação a materiais e recursos, a Portobello priorizou a gestão de resíduos com programas de reciclagem e materiais sustentáveis e certificados, como madeira FSC e produtos de manutenção ecologicamente corretos. A empresa também investiu em estratégias sustentáveis de localização e transporte, incluindo bicicletários, estações de recarga de veículos elétricos e estratégias para minimizar sua pegada de carbono.

Por fim, o compromisso com o bem-estar dos funcionários e clientes, evidenciado pelo acesso à luz natural e pela criação de ambientes saudáveis, completa as iniciativas que renderam à Portobello o reconhecimento LEED O+M v5.

Modelo para o Futuro

A unidade de Curitiba é o projeto piloto do programa ‘Ser + Sustentável = Compromisso’ da Portobello Shop, que busca adotar práticas sustentáveis ao longo de toda a cadeia, desde a extração de matérias-primas até o varejo. Desde sua inauguração, esse é o novo padrão vigente e foi replicado para novas lojas e unidades reformadas, abrangendo atualmente 26% da rede.

A certificação LEED, reconhecida globalmente, atesta a adoção de práticas que melhoram o desempenho ambiental e humano dos edifícios, contribuindo para um futuro mais sustentável.

“Não basta inovar, é preciso fazer funcionar. A certificação é uma promessa, são os que operam que garantem a sustentabilidade. A Portobello Shop reuniu inovação, sustentabilidade e design e criou um lugar autêntico com propósito. Não é por acaso que obteve a melhor pontuação no segmento de varejo e agora é a primeira no mundo a obter a certificação LEED v5”, diz Guido Petinelli.

Leia Mais

Outras Notícias