A Eletrobras e a TIM Brasil acabam de firmar uma parceria comercial para criar uma ampla plataforma de negócios. As diversas frentes incluem estímulo ao uso de energia renovável, transformação digital de ativos de energia por meio do 5G e até soluções de Internet das Coisas (IoT), como smart metering, reforçando o posicionamento de inovação das duas empresas. A primeira iniciativa deve ser a venda de energia elétrica no mercado livre à base de clientes da operadora. Inicialmente voltado para o segmento B2B, o projeto trará economia e uma gestão ainda mais sustentável para esses usuários.
O acordo é mais um passo na estratégia da TIM de se unir a grandes marcas para lançar ofertas disruptivas no mercado. Com a maior rede móvel do país e a maior cobertura 5G, a operadora disponibiliza também para a Eletrobras seu amplo canal de distribuição e diferentes soluções de atendimento ao cliente. Já a companhia elétrica entra com sua expertise no setor, sendo a maior empresa de geração e transmissão da América Latina, com robustez no fornecimento de energia renovável em todo o país.
A partir dessas sinergias, as empresas deverão se posicionar de forma estratégica no mercado livre de energia elétrica, facilitando o acesso a um maior números de consumidores: “a parceria com a TIM está sintonizada com o objetivo da Eletrobras de se tornar uma empresa completamente voltada para o cliente, protagonista na comercialização de energia no mercado livre, que vai oferecer um ecossistema de comercialização com soluções completas e descarbonizadas para esse mercado”, afirma o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro.
Para a TIM, o acordo vem reforçar seu sólido compromisso com a agenda ESG e com a inovação, destacando a atuação da companhia no uso e incentivo de energia renovável. “Operamos com 100% de energia renovável desde 2021, com certificado de origem, e estamos na vanguarda da geração distribuída no setor de telecomunicações. Além de apoiar a transformação digital da Eletrobras, essa parceria estratégica reforça nosso compromisso com práticas sustentáveis e tem o potencial de democratizar o acesso ao mercado livre de energia para nossos clientes, contribuindo diretamente para impulsionar o uso de fontes renováveis no Brasil”, afirma Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.
A assinatura do MOU ocorre no momento da abertura do mercado livre de energia para todos os consumidores de alta tensão. Só em 2024, cerca de 150 mil novas unidades consumidoras estão aptas a fazerem a migração para o mercado livre e até 2030 serão mais de 80 milhões de unidades consumidoras.
O memorando assinado entre as duas empresas abre caminho para outros projetos que vão além da venda de energia elétrica, como a exploração de soluções tecnológicas no âmbito de conectividade para os ativos de geração e transmissão de energia da Eletrobras, contribuindo para a adoção de processos operacionais cada vez mais digitais na companhia.