quinta-feira, novembro 21, 2024

Nextracker amplia Centro de Excelência Solar, em Sorocaba (SP)

Compartilhar

A Nextracker, fornecedora global de soluções inteligentes de rastreamento solar e software, em parceria com o FIT – Instituto de Tecnologia expandiu seu Centro de Excelência Solar em Sorocaba (SP). Dos 30.000 m² originais, a instalação agora ocupa 46.000m², que correspondem a quase 6 campos de futebol, dedicados a P&D em áreas como desempenho, geração de energia, AgriPV e novas tecnologias abrangentes, oferecendo soluções inovadoras para o mercado global e treinamento avançado para profissionais de energia solar.

Em 2024, a Nextracker alcançou mais de 15GW de projetos operacionais e em execução na América Latina, e já entregou mais de 100GW de projetos globalmente. Os projetos desenvolvidos no Centro de Excelência Solar têm sido essenciais para fornecer a mais avançada tecnologia utilizada pelas maiores empresas de energia limpa do planeta atualmente. A companhia conta com mais de 600 patentes registradas, em todo o mundo.

O Centro de Excelência Solar, em Sorocaba (SP), abriga áreas dedicadas ao avanço da tecnologia de rastreio solar para acelerar ainda mais a transição energética. As instalações contam com laboratórios de última geração que abrangem todo o ciclo de vida do projeto – desde a concepção estrutural, mecânica e elétrica à construção, operação e manutenção de plantas solares. Trabalhando em estreita colaboração com parceiros da cadeia de fornecimento, clientes e laboratórios de terceiros, a equipe multifuncional de especialistas da Nextracker desenvolve, testa e comercializa tecnologias proprietárias.

Para apoiar iniciativas de energia renovável globalmente, a Nextracker possui três centros de P&D, localizados nos Estados Unidos, Índia e Brasil. Inaugurado em 2022, a o Centro de Excelência Solar brasileiro foi a primeiro a ser montado pela companhia e já capacitou mais de 300 profissionais do setor solar, somando mais de 5.600 horas de cursos e treinamentos realizados. Entre eles, destaque para cursos que abordam melhores práticas de instalação solar, de segurança e de O&M; comissionamento; resolução de problemas em terrenos; entre outros.

“A expansão do Centro de Excelência Solar reforça nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento de soluções que otimizam a geração de energia solar, contribuindo para a descarbonização e o avanço tecnológico do setor”, afirma Nelson Falcão, diretor sênior de vendas da Nextracker.

AgriPV – Impacto ambiental e social

O Centro de Excelência Solar é um laboratório ao ar livre onde novos produtos são prototipados e testados, com estudos completos de ciclo de vida sobre sistemas de rastreamento solar para o aumento da produção de energia solar.

Por meio de um desses estudos, a empresa, que atua em conjunto com especialistas do FIT, desenvolveu o AgriPV, solução que aprimora as práticas agrícolas e preserva a biodiversidade.

Utilizando o rastreador solar NX Horizon ou NX Horizon XTR que é adaptado ao relevo do terreno, foi gerada uma abordagem de leve impacto no solo, permitindo que as práticas agrícolas pudessem ser realizadas sem impacto na geração de energia solar e danos aos módulos e demais equipamentos solares. Como líder global em tecnologia de rastreamento solar, a Nextracker atua com proprietários de terras, desenvolvedores de energia solar e autoridades locais para otimizar soluções que beneficiam o uso da terra e as comunidades locais.

“Queremos apoiar a comunidade agrícola e práticas de agricultura sustentável para que os agricultores possam preservar suas terras por gerações, enquanto as utilizam para produzir energia limpa”, comenta Henrique Rodrigues, diretor geral da Nextracker.

Projeções futuras

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil acrescentou 6,9 GW de energia solar no primeiro semestre de 2024. O total corresponde a 4 GW na geração distribuída, modalidade composta por sistemas residenciais e comerciais de menor porte, e 2,9 GW na geração centralizada, mercado formado por grandes usinas fotovoltaicas onde a Nextracker atua.

Com esse aumento, o país atingiu 44 GW de capacidade instalada na fonte solar, a segunda maior da matriz elétrica brasileira, atrás apenas da hídrica. A projeção de crescimento para 2024, é de superar 47 GW acumulados até o final do ano, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Para acompanhar a expansão desse mercado, o Centro de Excelência Solar está preparado para realizar estudos em larga escala e desenvolver tecnologias aplicáveis globalmente, contribuindo para projetos solares mais rentáveis e sustentáveis. O objetivo da Nextracker é expandir seu impacto em outros mercados emergentes e apoiar a transição energética em diversas regiões, na América Latina e no mundo.

Leia Mais

Outras Notícias