quinta-feira, novembro 21, 2024

Bracell expande monitoramento ambiental com novo aplicativo de registro de fauna em tempo real

Compartilhar

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, dá mais um passo significativo na conservação ambiental com o lançamento do aplicativo “Bicho à Vista”. Essa solução que integra geolocalização e inteligência artificial para o monitoramento da fauna em tempo real, permitindo que colaboradores e parceiros registrem avistamentos de animais silvestres instantaneamente. Assim, contribuem para uma base de dados robusta e colaborativa que apoia práticas de conservação e manejo sustentável.

O “Bicho à Vista” ainda se destaca por seus recursos avançados, facilitando o mapeamento de espécies, a detecção de padrões migratórios e o monitoramento do comportamento animal. “A tecnologia do aplicativo não se limita ao registro de avistamentos, mas sim representa um avanço no monitoramento da fauna nas áreas de atuação da Bracell. Com o lançamento, buscamos não apenas ampliar nossa base de dados, mas também envolver todos os que trabalham nas áreas de plantio no engajamento com a conservação da biodiversidade,” afirma Caio Ítalo de Oliveira Santos, analista de geoprocessamento da Bracell na Bahia e idealizador do projeto.

Além de registrar avistamentos com maior precisão, o aplicativo complementa os Programas de Monitoramento da Biodiversidade da companhia, que já utiliza tecnologias avançadas, como armadilhas fotográficas e gravadores autônomos, para realizar pesquisas detalhadas sobre a fauna e flora. “Os dados obtidos são destinados não apenas à gestão das Unidades de Conservação, mas também a pesquisas científicas que buscam compreender os padrões biogeográficos, a ecologia e o comportamento das espécies da Mata Atlântica,” explica Meryellen Baldim, gerente de Meio Ambiente da Bracell na Bahia.

O uso da tecnologia no monitoramento da biodiversidade permite que todos façam parte da preservação ambiental, além de fornecer informações em tempo real, o que torna o processo mais ágil.

Histórico já consolidado

Na Bahia, a companhia tem realizado um trabalho intenso no monitoramento da fauna em suas unidades de preservação. Nos últimos sete anos, a unidade registrou espécies ameaçadas e raras, como o gato-maracajá (Leopardus wiedii), considerado vulnerável, e a perereca-de-vidro (Vitrorana baliomma), endêmica da Mata Atlântica.

Este lançamento complementa o robusto histórico de iniciativas de monitoramento de fauna pela Bracell. Desde março de 2023, a empresa realiza monitoramento nas Unidades de Conservação do Parque Estadual Carlos Botelho e do Parque Estadual Nascentes do Paranapanema, em São Paulo, utilizando uma malha amostral diversificada. A Bracell já catalogou listas iniciais de espécies de aves, anfíbios e primatas, com mais de 10.000 detecções registradas. Além disso, no estado, o monitoramento sazonal de Biodiversidade ocorre há mais de 15 anos, e reúne um compilado de registros importantes para o tema.

Com as inovações digitais, o “Bicho à Vista” permitirá a coleta de dados em tempo real, não apenas por especialistas, mas também por todos que interagem com as áreas de plantio da empresa, integrando ciência e tecnologia de uma forma inovadora.

“Aqui no estado de SP, por exemplo, desde seu lançamento em setembro, já foram contabilizados mais de 70 novos registros no aplicativo. Entre eles, indivíduos endêmicos ou ameaçados de extinção, como é o caso do primata Muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) e do Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), entre outros. Dados como os mencionados acima, expressam a favorabilidade à manutenção dessas espécies nas áreas da Bracell”, acrescenta Marina Freitas Norkus, Analista de Meio Ambiente em São Paulo.

O lançamento do aplicativo é mais um passo significativo da companhia rumo à conservação da biodiversidade e reforça as ações contínuas e inovadoras da Bracell em prol do meio ambiente. Essa tecnologia de monitoramento é parte de um esforço maior da Bracell em prol da sustentabilidade e conservação ambiental: a agenda Bracell 2030. Lançada em 2023, o plano reúne 14 compromissos e metas para os próximos sete anos, visando a proteção dos biomas e o uso responsável de suas áreas de atuação.

Leia Mais

Outras Notícias