sábado, dezembro 14, 2024

Instituto Renault forma a primeira turma do Geração Futuro Jovens Talentos com módulo de Tecnologia da Informação

Compartilhar

O Instituto Renault realizou a formação da primeira turma do Programa Geração Futuro Jovens Talentos com o módulo de Tecnologia da Informação, que visa preparar os jovens em situação de vulnerabilidade social para atuar nas áreas de Tecnologia da Informação, Programação e Ciência de Dados. O Programa é fruto da parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais (PR) e o módulo de TI é ministrado pela Ada Tech, empresa contratada pelo Instituto Renault e especializada no ensino de tecnologia da informação com foco em empregabilidade.

Durante dois meses, os 23 jovens tiveram aulas teóricas e práticas externas ao dia a dia de quem trabalha em tecnologia. As aulas foram ministradas de maneira híbrida no CRAS Afonso Celso, localizado na Borda do Campo, em uma sala equipada com computadores cedidos pelo Instituto Renault ao projeto.

Fizeram parte da série temas curriculares como linguagem de programação em Phyton, Ciência de Dados, além de conteúdos de Inovação, Inteligência Artificial, Cibersegurança e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), além de conteúdos ministrados voluntariamente por profissionais de Tecnologia da Informação da Renault do Brasil. A turma também participou de uma palestra sobre carreira, destacando as principais habilidades valorizadas na área de TI, conduzida por Caio Nogueira, Chief Information Officer (CIO) na Renault.

Durante a jornada de desenvolvimento dos alunos foram realizadas avaliações técnicas e comportamentais de desempenho no curso, permitindo medir a compreensão do conteúdo. Os resultados acima de 85% demonstram um excelente índice de aprendizado e retenção.

“A inclusão por meio da educação é um dos pilares estratégicos do Instituto Renault. O Geração Futuro Jovens Talentos é um programa que cumpre este papel ao aproximar os jovens em situação de vulnerabilidade social ao primeiro emprego. A demanda por profissionais de tecnologia é crescente, por isso é uma grande sartisfação formar a primeira turma focada em TI”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.

“O tempo de Tecnologia da Informação Renault participou da construção do curso, além de ter diversas interações com os alunos, e isso é motivo de grande orgulho. Os resultados das avaliações mostram que esses jovens têm grande potencial para desenvolver suas carreiras na área de tecnologia”, afirma Caio Nogueira, CIO da Renault para a América Latina.

O Geração Futuro Jovens Talentos, lançado em 2019, completa cinco anos de impacto social positivo. Os resultados do programa demonstram a importância da educação no processo de transformação social. No total já foram realizadas nove turmas, com 418 jovens em situação de vulnerabilidade social formados.

A formação aconteceu no CRAS, espaço cedido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, e localizado na Borda do Campo, bairro onde estão sediadas as fábricas da Renault do Brasil.

Leia Mais

Outras Notícias