O Grupo MTR Solar, um dos maiores distribuidores e fabricantes de equipamentos solares do país, em um passo importante para o fortalecimento da energia solar no Brasil, inaugurou em outubro um moderno complexo fabril de 28.000 m² em Juiz de Fora, Minas Gerais. Essa nova instalação visa impulsionar a produção de energia solar no país, contribuindo com inovações tecnológicas e aumentando a capacidade de geração de energias renováveis. No mercado solar, a MTR já conta com mais de 4 GWp (Gigawatt-pico) comercializados e 1.200 usinas atendidas.
A fábrica não apenas representa um avanço significativo para a indústria solar, mas também traz benefícios econômicos para a região. Com a criação de novos empregos locais, a iniciativa alinha-se às tendências globais de sustentabilidade e de transição energética, garantindo que a comunidade se beneficie do crescimento do setor. Entre os produtos que serão fabricados no novo complexo estão estruturas e equipamentos essenciais para usinas solares, como rastreadores (trackers), skids e eletrocentros. As expectativas em relação à nova unidade são altas com uma expansão de 30% na produção nos seis primeiros meses e há uma esperança de que o impacto positivo se estenda tanto ao mercado de energia quanto à vida da comunidade local, reforçando a importância da energia solar como uma alternativa viável e sustentável.
“Com a nova fábrica para produção de equipamentos e estruturas da MTR Solar em Juiz de Fora, aumentaremos nossa capacidade para entregar com ainda mais eficiência e qualidade as estruturas que nossos clientes requerem para suas usinas solares. Nossas soluções, que incluem estruturas de trackers e fixas, skids e eletrocentros, são distribuídas em todo o Brasil por meio da CT Botelho, o operador logístico do grupo MTR, especializado em armazenagem e transporte em diversos segmentos. A ampliação da fábrica reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor de energia solar em Minas Gerais e em todo o país. Estamos sempre atentos às novas tendências do mercado e buscamos constantemente nos atualizar para atender às demandas do setor de maneira eficaz e sustentável”, destaca Thiago Rios, CEO da MTR Solar.
A MTR Solar que conta com mais de 15 anos no mercado fotovoltaico e tem sede em Barueri/SP, alcançou 80% de sua meta do ano de chegar a 2GW comercializado em equipamentos e estruturas para usinas de solo até o terceiro trimestre de 2023 (janeiro a setembro). O grande destaque foi a comercialização de 1 GWp de tracker Solar e 300 WMp em estruturas fixas, uma alta de 30% em comparação ao mesmo período de 2023 (Jan-Set). A meta para o ano é comercializar 40% acima de 2023 em trackers e estruturas.
Em 2024 o tracker solar da MTR recebeu o certificado IEC 62817 da renomada certificadora espanhola CERE by UL Solution. Esse certificado é fundamental para o tracker pois garante aos clientes da MTR Solar uma importante prova de que o projeto desenvolvido pelo fabricante vai de encontro com as restrições das normas e também garante a sustentabilidade do fabricante. A norma IEC 62817 é fundamental para o tracker solar por várias razões: garantir que os trackers solares operem de forma eficiente, maximizando a captação de energia solar ao longo do dia através de um rastreamento preciso do movimento do sol.
A empresa também comemorou o crescimento no mesmo período em que também recebeu a certificação ISO 9001 para sua fábrica de equipamentos para usinas solares localizada em Juiz de Fora/MG, o que demonstra o compromisso da empresa com a qualidade de seus produtos e processos de fabricação. A MTR Solar conta com um histórico de mais de 4 GWp instalados e 1.200 usinas atendidas, demonstra seu compromisso com a inovação e com a eficiência energética, assistindo os parceiros do agronegócio a alcançar uma produção mais sustentável e lucrativa.