quinta-feira, janeiro 23, 2025

Scania vende primeiro caminhão elétrico na Fenatran

Compartilhar

Na Fenatran 2024 a Scania comemora a venda do primeiro caminhão elétrico cavalo mecânico 30 G 4×2 para a empresa Reiter Log. O modelo, projetado para atender às demandas de mercado na busca por soluções mais sustentáveis e eficientes, é ideal para curtas distâncias de até 200Km em operações hub to hub e distribuição, oferecendo zero emissão de CO2 e baixo custo operacional. A fabricante também ganhou com a linha R o desejado prêmio Truck of the Year. No total, a Scania vendeu mais de 2 mil caminhões na Fenatran.

“Comprovamos com esta venda para a Reiter Log que a Scania está fazendo uma Fenatran histórica. O ano de 2024 vem sendo muito especial com recordes de vendas de caminhões. O elétrico chegou para oferecermos o portfólio mais completo do mercado em matrizes alternativas ao diesel”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.

“A Reiter Log é o nosso maior cliente de produtos sustentáveis no Brasil, com uma frota a gás que supera as 200 unidades e agora entra para a nossa história comprando nosso primeiro elétrico cavalo mecânico. Momento de celebrar um feito muito importante para a Reiter Log e seus clientes”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “Agradecemos todo o apoio da Casa Scania Suvesa que atende muito bem a Reiter e merece esta celebração também. Tivemos outro momento de grandes negociações com a Reiter que fechou 100 caminhões aqui na Fenatran sendo 40 do modelo G 460 a gás e outros 60 dentre Super e Plus.”

“Importante reforçar que já tínhamos importado dois elétricos semipesados da Suécia para a PepsiCo, que foram adquiridos para um período de testes a pedido do cliente no final de 2023”, complementa Nucci.

“Esse é mais um passo importante na jornada ESG da Reiter Log. Iniciamos a descarbonização da nossa frota em 2014, estamos investindo mais fortemente desde 2021 e, hoje, somos a maior frota sustentável do Brasil. Mas não acreditamos numa única solução. Além dos caminhões 100% a gás, que buscamos abastecer com biometano, estamos atentos às novidades do mercado para oferecer o melhor arranjo para os clientes que têm o mesmo objetivo na sua operação. Por isso estamos investindo, e apostando, junto com a Scania, como grandes parceiros, nesse novo modelo”, avalia Vanessa Pilz, diretora de ESG da Reiter Log.

“Nesta edição do evento, também estamos celebrando duas marcas importantes: 80 mil caminhões da Nova Geração emplacados desde o início das entregas, em 2019; e 20 mil unidades da gama Super registradas, em apenas dois anos de mercado. O nosso resultado no ano, de janeiro a outubro, com quase 15.500 emplacamentos e os crescimentos em participação, acima de 16t e nos pesados, comprova o ano histórico de 2024 para a marca”, salienta Nucci.

Truck of the Year Latin America

Durante a Fenatran, a Scania recebeu o troféu Truck of the Year Latin America 2025 com o caminhão Scania R, vocacionado para o transporte rodoviário pesado. Esta é a segunda edição da versão latino-americana do International Truck of the Year (IToY). Coordenada pelo jornalista Marcos Villela, membro representante do Brasil no IToY, a premiação foi composta por um júri de 20 jornalistas e editores de imprensa de veículos comerciais, representando 20 publicações dos mercados mais importantes da América Latina, que avaliaram as inovações tecnológicas em eficiência energética, segurança e conforto para os motoristas aplicadas aos caminhões nos últimos 12 meses.

A premiação aconteceu no estande da empresa e foi entregue a Christian Levin, CEO mundial da Scania e do TRATON Group, Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, e Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. Os executivos receberam o troféu das mãos de Josué Araújo, diretor de Tecnologia e Inovação da Noma do Brasil, empresa apoiadora.

Acessibilidade para os caminhoneiros

Os destaques da Scania extrapolaram as inovações em tecnologias e produtos. Este ano, a fabricante trouxe diversas iniciativas em acessibilidade, para atender ao público deficiente auditivo e surdo, e deficiente visual e cego. Um vídeo com as principais atrações veiculou em totens com tradução em libras e áudio descritos.

Nos totens, posicionados ao lado de cada caminhão exposto, havia conteúdo em braile com as especificações técnicas dos veículos, além de um QR Code para acessar o vídeo com conteúdo em libras.

Leia Mais

Outras Notícias