quinta-feira, janeiro 2, 2025

CCEE lança plataforma brasileira para a certificação de energia renovável

Compartilhar

Em seu compromisso com uma transição energética justa e acessível, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE acaba de lançar a plataforma brasileira para a certificação de energia renovável. A solução vai promover o desenvolvimento do mercado de RECs no país, ampliando a credibilidade dos ativos emitidos, e contribuir com a atração de investimentos de empresas comprometidas com a economia verde.

Pioneiro no Brasil, o serviço centraliza dados de todas as usinas geradoras e de emissoras de certificações do país, assegurando a origem da energia utilizada para a criação dos ativos e garantindo a integralidade dos seus atributos ambientais. Um dos principais objetivos é evitar a dupla contagem, ou seja, o uso de um mesmo montante de energia para a emissão de mais de um certificado. Ao resolver esse desafio global e afastar a possibilidade de greenwashing, a CCEE vai garantir a rastreabilidade das certificações e fortalecer o mercado de Certificados de Energia Renovável.

Para se ter uma ideia do potencial do segmento, a Câmara estima que cerca de 93% da eletricidade produzida no Brasil já vêm de fontes como eólicas, solares, hidrelétricas e a biomassa. Em 2021, menos de 2% desta energia renovável era certificada. Em 2022 esse percentual avançou para 4% e, em 2023, saltou para 6,9%. De acordo com projeções da CCEE, esse resultado poderia chegar até 50%.

Para a CCEE, o desenvolvimento deste setor ajuda a ampliar a atração de investimentos ao país de empresas em busca de compensação segura para impactos ambientais. “Acreditamos que a plataforma brasileira para a certificação de energia renovável será um fator de crescimento do mercado, um diferencial para o desenvolvimento da nossa economia e um impulso efetivo para que o Brasil exerça o papel de liderança na transição energética mundial, ocupando a sua devida posição de destaque”, analisa Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da organização.

“Vamos contribuir com a atração de investidores, ampliação dos negócios e geração de empregos, além de potencializar a inserção, no mercado internacional, dos produtos verdes brasileiros”, reforça o executivo. A iniciativa conta com o ao apoio do Ministério De Minas e Energia – MME e da Empresa de Pesquisa Energética – EPE, que reconhecem a importância da certificação na credibilidade do setor no país e fora dele.

A CCEE recebe e analisa, em tempo real, as principais informações do setor, incluindo dados de geração, consumo e de contratos. Por isso, é a única organização do país capaz de estruturar uma solução que:

Assegura a integridade e confiabilidade ao processo de certificação das fontes de energia elétrica;

Verifica o atributo ambiental da geração de energia elétrica;

Garante que os produtos certificados realmente são produzidos com energia renovável;

Evita dupla contagem e greenwashing;

Será fator de desenvolvimento do mercado de certificação e do Brasil;

Potencializa a atração de investimentos

Valoriza os produtos nacionais no mercado internacional

Para o lançamento, a Câmara organizou um encontro com os principais especialistas e lideranças do mercado brasileiro de certificações. O evento aconteceu na terça-feira (29), em São Paulo, e, além da apresentação da plataforma, promoveu debates de temas como a importância dos certificados para a credibilidade do país e o futuro deste setor.

Leia Mais

Outras Notícias