São várias as medidas que o setor aéreo vem adotando para evitar a poluição ambiental e a tecnologia, seja ela nos modelos mais modernos de aeronaves, seja em softwares que ajudam na eficiência em voo, vem sendo fundamental para a melhoria de índices. Neste sentido, a SKY Airline vem adotando diversas medidas que a levaram a estar posicionada como uma das menos poluentes da região.
Com uma frota de 26 Airbus 320neo e 7 Airbus 321neo, a SKY alcançou uma redução de 58% nas emissões de CO2 por passageiro desde 2010, posicionando-se como referência em sustentabilidade da aviação.
Entre as principais ações tomadas, a troca total de sua frota para a linha Airbus Neo, sendo a primeira empresa no mundo a operar 100% com essas aeronaves que possuem a mais avançada tecnologia para garantir eficiência e menos emissão de poluentes, se destaca evitando a emissão de 700 mil toneladas de CO2 desde 2018, o equivalente a 30.400 voos de Santiago a Lima ou 34.999 voos entre São Paulo e Santiago.
Um exemplo disso é que, segundo dados gerados pelo Google Flight, no trecho São Paulo – Lima, no Peru, o voo da SKY representa uma redução de 40% nas emissões e um total de 226kg de CO2 liberados, enquanto a companhia líder de mercado na região emite 272 kg de CO2, com 28% de redução, no mesmo trecho. Entre São Paulo e Santiago do Chile essa redução no voo SKY é de 17% com emissão de 173 kg de CO2, contra 208kg da companhia líder, sem redução do índice.
Eficiência operacional é outro ponto importante nessa equação para a redução do uso de combustível e aqui a tecnologia é ainda mais imprescindível. Por exemplo, o uso de softwares que otimizam a subida das aeronaves, economizando em média 220 kg de CO2 por voo. Da mesma forma, a otimização do combustível de contingência e outras estratégias de eficiência operacional contribuíram para reduzir as emissões de CO2 em mais 24.000 toneladas.
“Essas ações não apenas ajudam a mitigar o impacto ambiental da aviação, mas também reforçam o compromisso da SKY com práticas sustentáveis no transporte aéreo”, acrescentou Mayra Kohler, Gerente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da SKY.
Sobre a SKY Airline
A SKY é uma companhia aérea chilena de baixo custo com 22 anos de história. Está presente em 8 países das Américas, graças às operações domésticas e internacionais de suas subsidiárias no Chile e no Peru, com as quais transportou mais de 60 milhões de passageiros até o momento.
Possui uma frota de aeronaves Airbus 320neo e 321neo. Aeronaves com tecnologia NEO da SKY permitem gerar eficiência de combustível, reduzindo a intensidade de emissões da empresa.
Em 2024 foi reconhecida como a segunda mais nova da América do Sul pela CH-Aviation, plataforma de inteligência especializada no setor aéreo. Da mesma forma, nesse mesmo ano foi listada pela quarta vez como a melhor companhia aérea de baixo custo da América do Sul, pela SKYTRAX, organização que busca melhorar a qualidade da experiência de viagem do passageiro.
Em 2023, ganhou o prêmio nacional de satisfação do cliente no Chile, na categoria de Companhias Aéreas.