segunda-feira, outubro 21, 2024

Organizações intensificam esforços para atingir as metas de sustentabilidade apesar dos desafios geopolíticos

Compartilhar

As organizações continuam progredindo em suas iniciativas de sustentabilidade apesar de enfrentarem desafios geopolíticos. A regulamentação e a tecnologia provam ser uma parte vital desse progresso, com dois terços dos executivos concordando que suas organizações nunca serão capazes de atingir suas metas de sustentabilidade sem tecnologia climática. Isso está de acordo com o último relatório do Capgemini Research Institute, ‘A world in balance 2024: Accelerating sustainability amidst geopolitical challenges’, que acompanha os avanços na sustentabilidade ambiental e social das organizações nos últimos três anos. A terceira edição do relatório destaca melhorias marcantes em circularidade, design sustentável, medição, gestão de água, biodiversidade e qualificação em sustentabilidade, apesar das deficiências no enfrentamento das emissões do Escopo 3 e do ceticismo do consumidor.

Coletivamente, as organizações estão intensificando seus esforços para atingir suas metas de sustentabilidade e a sua maturidade na adoção de práticas sustentáveis ​​tem aumentado constantemente desde 2022. Neste ano, 84% dos executivos dizem que sua organização está no caminho certo para atingir suas metas de emissões; menos de um décimo diz que está atrasado. À medida que as organizações buscam minimizar seu impacto no meio ambiente, o progresso é particularmente visível em termos de circularidade, design de produto sustentável, medição e gestão de água. Por exemplo, quase três quartos dos executivos dizem que a reciclagem de produtos é um aspecto central de sua estratégia de fabricação, diante de 53% em 2022, enquanto mais de dois terços disseram que estavam redesenhando produtos para remover fontes de matéria-prima de combustíveis fósseis, menos da metade em 2022. Além disso, três quartos dos executivos implementaram um programa de gestão de água, acima dos 55% em 2022.

No entanto, embora no final de 2023 os executivos estivessem planejando aumentar os investimentos em sustentabilidade neste ano, isso não se concretizou para as empresas: o investimento médio anual em iniciativas e práticas de sustentabilidade representou 0,82% da receita total, abaixo dos 0,92% em 2023.

“O relatório deste ano mostra que os projetos de sustentabilidade continuam a ganhar força em 2024, apesar dos consideráveis ventos contrários”, disse Cyril Garcia, Chefe de Serviços Globais de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa e Membro do Conselho Executivo do Grupo da Capgemini. “Os líderes empresariais têm o poder e a responsabilidade de nos conduzir a uma economia mais sustentável, e a administração da água, a preservação da biodiversidade e as práticas circulares estão agora estabelecidas como imperativos empresariais essenciais. Continuamos a ver os esforços de sustentabilidade reforçados por novas inovações tecnológicas climáticas, como hidrogênio de baixo carbono, captura industrial de carbono e eletrificação. A melhor maneira de construir confiança e credibilidade com os consumidores é demonstrando resultados tangíveis e planejando um futuro com a sustentabilidade em seu coração.”

Consumidores não estão convencidos sobre o progresso

Os consumidores querem ver as corporações indo ainda mais longe e exigem transparência. O relatório descobriu que três quartos dos consumidores esperam que as corporações desempenhem um papel maior na redução das emissões de GEE em 2024. Além disso, mesmo com as organizações aumentando as iniciativas de sustentabilidade, os consumidores estão mais céticos do que nunca sobre a sustentabilidade corporativa, já que mais da metade acredita que as organizações estão fazendo greenwashing de suas iniciativas de sustentabilidade, de até 33% em 2023.

Geopolítica e regulamentações impactando iniciativas de sustentabilidade corporativa

Executivos apontaram regulamentações relacionadas ao clima como um impulsionador-chave de projetos de sustentabilidade. Três quartos dos executivos acreditam que a regulamentação da sustentabilidade é necessária para atingir as metas climáticas globais, e quase dois terços concordam que, sem regulamentação, sua organização não teria lançado muitas iniciativas de sustentabilidade ambiental.

Globalmente, 73% dos executivos concordam que a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) da UE está aprimorando as capacidades de medição e rastreamento de sustentabilidade. No entanto, as organizações continuam aquém em termos de relatórios sobre iniciativas de sustentabilidade, especialmente no Escopo 3. Entre as organizações obrigadas a relatar para CSRD em 2025, pouco mais de um terço diz que está preparada para relatar as emissões a jusante do Escopo 3 no ano que vem, enquanto 86% estão preparadas para o Escopo 1.

Enquanto isso, tensões como as relações EUA-China, as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio e a crise energética europeia estão levando à interrupção das cadeias de suprimentos e operações comerciais, e à incerteza em torno do financiamento governamental. Este ano, quase dois terços dos executivos apontaram a geopolítica como uma consideração crescente em investimentos em sustentabilidade, e 69% estão preocupados com o impacto do cenário político incerto dos EUA. Isso é sentido em todos os países, mas os executivos suecos são os mais preocupados (75%), em comparação com 71% dos executivos dos EUA e 59% dos executivos da Índia.

Metodologia

O Instituto de Pesquisa Capgemini entrevistou 2.152 executivos empregados em 727 organizações, cada uma com mais de US$ 1 bilhão em receita anual, em 13 países na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico e em 12 indústrias e setores, em junho e julho de 2024. Os executivos pesquisados ​​eram de nível de diretoria e acima e 50% eram de funções corporativas, como estratégia, sustentabilidade, vendas e marketing; 50% eram de funções de cadeia de valor, como design de produto, P&D, compras e logística. O Instituto também entrevistou 6.500 consumidores com mais de 18 anos nos 13 países e conduziu entrevistas com 12 executivos seniores de sustentabilidade em organizações líderes globalmente.

Para acessar o relatório completo: https://www.capgemini.com/insights/research-library/sustainability-trends-2024

Leia Mais

Outras Notícias