Comprometida com a promoção da diversidade e igualdade no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a Brasscom busca fortalecer a inclusão social no Brasil. Reforçando essa missão, a Associação lança o “Relatório de Diversidade de Gênero no Setor de TIC”, com dados do primeiro semestre de 2024.
Segundo o relatório, o setor de TIC consolida-se como referência na promoção da igualdade de gênero, impulsionando a presença feminina em cargos de liderança. Nos últimos cinco anos, a participação de mulheres em posições de diretoria e gerência no segmento cresceu 1,6 ponto percentual, alcançando 35,6%. Na área de operações de TIC e P&D o crescimento foi elevado com um aumento de 4,6 pontos percentuais, atingindo 28,1%. Esse avanço supera significativamente o mercado nacional, que registrou um aumento de apenas 0,1 ponto percentual.
O setor registrou avanços promissores na inclusão de profissionais negros, com um crescimento de 6,5% nas contratações durante o período analisado. Destaca-se, nesse cenário positivo, o aumento de 7,3% na contratação de mulheres negras, superando a marca de 6% observada na contratação de homens negros.
“O setor de TIC está mostrando que a diversidade é um motor de inovação e progresso. Os avanços demonstrados no relatório, especialmente a crescente presença de mulheres em cargos de liderança e a maior contratação de negros no setor de TIC, são notícias positivas, mas ainda há muito, muito mesmo, a ser feito nessas frentes e em várias outras, quando falamos em aumento da diversidade no setor. O Plano Brasil Digital 2030+, que a Brasscom organizou sob a liderança do Conselhão, tem como um dos pilares a Inclusão Social e Digital, com ações para aumentar a inclusão das minorias na transformação digital.” declarou Affonso Nina, Presidente Executivo da Brasscom.
Ainda segundo o material, esses indicadores demonstram o compromisso do setor com a equidade de gênero, proporcionando oportunidades e impulsionando a liderança feminina em um ritmo acelerado. Os dados completos do relatório estão disponíveis em (link para o relatório).