O projeto social, que completou 1 ano recentemente, é realizado em Curitiba e atende crianças com idades entre 5 e 11 anos, oferecendo aulas gratuitas de futebol semanalmente. Hoje, cerca de 35 crianças participam das atividades.
As aulas, realizadas aos sábados a partir das 9h da manhã, são ministradas por Moisés Antunes, formado em Educação Física e apaixonado por futebol desde criança. “Jogo bola desde os 7 anos. Já passei por diversos lugares, inclusive fora do Brasil. O futebol transformou minha vida”, conta Moisés.
Ele também destaca a importância do esporte para o desenvolvimento das crianças. “O esporte traz muitos benefícios, como disciplina, respeito ao próximo e a busca por objetivos”, diz. Moisés já planeja levar as crianças para amistosos com outras equipes e participar de competições. “Essas experiências ajudam no desenvolvimento psicológico e social”, afirma.
Samuel Toaldo, criador do Goleiro de Aluguel e idealizador do projeto, compartilha sua motivação pessoal para essa iniciativa. Quando criança, ele sonhava em participar de escolinhas de futebol, mas sua família não tinha condições de pagar. “Eu sempre tentava participar de graça, mas quando vencia o primeiro mês, minha mãe não conseguia pagar a mensalidade, e eu tinha que sair”, relembra.
Hoje, Samuel leva seus filhos, Sara, de 8 anos, e Théo, de 6 anos, para as aulas semanais. “É gratificante ver meus filhos participando do projeto que eu não pude ter na minha infância”, afirma.
Uma das alunas, Maria Fernanda, de 9 anos, está no projeto desde o início. Seu pai, Maurício Kern, inscreveu-a para que ela pudesse praticar esportes. “Sempre admirei a proposta do Goleiro de Aluguel, que tem o objetivo de ajudar as pessoas, então sabia que seria uma excelente oportunidade para minha filha”, explica.
Maria adora as aulas e espera ansiosamente pelo sábado. “Ela conta os dias para poder jogar futebol, fazer o que mais gosta”, diz Maurício. Ele acredita que o projeto terá um impacto duradouro na vida das crianças, tanto na saúde quanto na educação. “O professor Moisés incentiva muito o respeito e a disciplina, então o projeto vai além da prática esportiva”, reforça.
Samuel também observa o progresso das crianças. “Algumas chegaram sem saber diferenciar esquerda e direita. Hoje, vemos a evolução delas, mas o objetivo não é formar atletas profissionais. Quero mostrar a importância do esporte para a sociedade”, afirma.
Além do projeto em Curitiba, Samuel já coordenou uma iniciativa semelhante no Mali, na África, entre 2015 e 2018, onde criou uma escola de goleiros que oferecia aulas e alimentação para as crianças.
O plano para o futuro é expandir o projeto para outras cidades com o apoio de patrocinadores e parceiros. “Nosso trabalho continua, e tenho fé de que um dia conseguiremos oferecer aulas gratuitas para crianças em dezenas de cidades”, conclui Samuel.
As aulas acontecem todos os sábados no campo de futebol Arnaldo Flávio Busato, localizado na Avenida Wenceslau Braz, a partir das 9h. Para mais informações, acompanhe as redes sociais do Goleiro de Aluguel.