sexta-feira, outubro 18, 2024

NEC no Brasil reforça as ações relacionadas ao conceito ESG e é certificada com a ISO 14.000

Compartilhar

O slogan da NEC “Orquestrando um mundo mais brilhante” representa a posição de vanguarda que a empresa ocupa no segmento da tecnologia e o compromisso com o desenvolvimento global, há 125 anos. Para que isso seja possível a multinacional japonesa coloca em prática medidas ESG (Environmental, Social, and Governance), reconhecidas em todo o mundo. Um exemplo disso é que, em 2024, a Revista Time divulgou um ranking desenvolvido em parceria com a especialista em dados Statista, que categorizou as 500 empresas mais sustentáveis do mundo. O estabelecimento de medidas que têm como alvo metas ousadas, como a redução de 1,5°C no aquecimento global e a 0°C na emissão líquida, segundo o Acordo de Paris, contribuíram para posicioná-la na segunda colocação da prestigiosa lista.

Os esforços da organização chegam de todos os cantos do planeta. No Brasil, no mês de setembro, a NEC recebeu a ISO 14.000, que reúne um conjunto de requisitos sustentáveis estabelecidos para organizações de todo o planeta. Essa foi a primeira certificação da NEC no aspecto ambiental da América Latina. Para adquirir esse certificado, a empresa se comprometeu a cumprir uma série de medidas que visam a padronização dos procedimentos das empresas com o objetivo de diminuir os impactos no Meio Ambiente. A meta, agora, é fazer com que esse certificado se estenda às demais  operações da região latina, como Colômbia, Chile, México e Argentina, que já detêm outros certificados, como as ISO 9.001 e a ISO 27.001.

Entre as iniciativas que a NEC no Brasil adotou, está a medição com foco na redução da emissão de carbono em sua sede e a conscientização de seus funcionários, de forma que eles adotem esses hábitos no dia a dia. Essa conduta, inclusive, influenciou na escolha do escritório localizado em São Paulo, onde foi realizada uma vistoria para avaliar o atendimento a diversas exigências presentes nas normas das ISO.

Ariane Marzionna, diretora de Supply Chain da NEC da América Latina, ressalta também a importância de não somente a empresa estar adequada a essas métricas, mas também os seus fornecedores e clientes. “O engajamento no conceito ESG é essencial para uma parceria, principalmente quando envolve a conscientização dos profissionais envolvidos no projeto. Essa filosofia está totalmente alinhada à atuação da organização, que incentiva globalmente as iniciativas que contribuem para a melhoria da sociedade”, afirma a executiva.

A empresa também mantém a preocupação com a questão do descarte dos produtos e das embalagens utilizadas, para que resíduos não sejam dispensados em um local inadequado.

Em nível global, a NEC divulga, anualmente, um relatório que reúne todas as iniciativas da companhia nesta área, o NEC ESG Databook. Há muitos anos, o Databook é usado como uma ferramenta de referência para o diálogo com investidores e instituições de pesquisa, uma vez que reflete o posicionamento da empresa nesta área.

Leia Mais

Outras Notícias