A 77 Sol está transformando o mercado de energia solar no Brasil, mas mais do que uma empresa de energia, ela é uma empresa de tecnologia. Segundo Luca Milani, CEO da 77 Sol, a plataforma inovadora permite aos fornecedores formatar uma proposta ao consumidor de forma muito rápida, com opções de financiamento, democratizando dessa forma o acesso à energia solar.
Desde a sua fundação, a 77 Sol sempre se posicionou como uma empresa voltada para a tecnologia. “Mais de 30% do nosso time é composto por profissionais de tecnologia de produto”, afirma Milani. “A demanda por energia solar, tanto nos segmentos residencial e comercial, é praticamente infinita e nosso diferencial está em viabilizar o pagamento e facilitar o acesso a esses sistemas, transformando o que antes era visto como um equipamento de luxo em um investimento de economia acessível para o cliente”.
Além disso, a plataforma vai além da venda, oferecendo funcionalidades de gestão de clientes. “O setor de energia solar é relativamente novo e as empresas que atuam nele muitas vezes sofrem com a falta de estrutura e profissionalismo”, ressalta. A 77 Sol fornece, através de sua plataforma, uma gestão integrada, incluindo CRM de relacionamento, ajudando os integradores a gerenciar melhor suas operações e evitar a perda de oportunidades.
Parcerias com fornecedores
Milani destaca que a 77 Sol adota uma postura agnóstica tanto na escolha dos fornecedores quanto na oferta de produtos. “Estamos conectados com seis grandes fornecedores no Brasil, sem manter estoque físico próprio, semelhante a um modelo de marketplace”, explica. Esses fornecedores, que trazem equipamentos de países como China e Europa, garantem uma diversidade de opções para os integradores.
“Compramos apenas o que já está disponível no Brasil, facilitando o processo de entrega rápido e eficiente”, afirma. Esse modelo permite à 77 Sol garantir uma oferta mais adequada para cada projeto, sem se comprometer com uma única marca ou fabricante.
Outro ponto forte da 77 Sol é sua abordagem no financiamento de sistemas fotovoltaicos. A empresa, que também pode ser vista como uma fintech, pois oferece soluções de crédito integradas à sua plataforma. “Trabalhamos com quatro bancos parceiros, oferecendo simulações de financiamento diretamente para os integradores. Eles podem escolher a melhor proposta para o cliente, o que facilita muito a venda”, explica Milani.
A 77 Sol não oferece crédito próprio, mas sua agilidade em integrar bancos à plataforma torna o processo de financiamento mais eficiente e acessível. “O cliente consegue trocar a conta de luz por uma parcela de financiamento que é quitada em até 60 meses, e depois disso, ele tem mais de 20 anos de energia solar gratuita”, diz o CEO.
Com mais de 22 mil parceiros em todo o Brasil, a 77 Sol movimenta atualmente mais de R$ 1,5 bilhão em propostas de energia solar. “O mercado é imenso, com mais de 62 milhões de casas no país, e a demanda por energia solar só aumenta”, ressalta Milani.