Na próxima segunda-feira, 14 de outubro, adolescentes que cumprem medida socioeducativa em seis centros da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) nas cidades de São Paulo, Osasco, Peruíbe e Praia Grande serão reconhecidos por seus projetos de empreendedorismo. O 2º Prêmio Criar & Realizar, promovido pela Gerência de Educação Profissional da Fundação CASA em parceria com a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), premiará os jovens idealizadores dos melhores projetos desenvolvidos durante o curso “Empreendendo um Pequeno Negócio”.
A cerimônia de premiação acontecerá no Museu do Futebol, às 9h, em um evento fechado exclusivamente para os adolescentes. Participarão da ocasião a monja budista Monja Coen Rōshi, a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, e o diretor-presidente da Fundação FAT, César Silva, junto com outras autoridades. O evento contará também com uma apresentação musical do grupo Cia.Sax, da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP).
Foram enviadas 26 propostas para a competição, todas elaboradas durante o curso oferecido pela FAT em centros socioeducativos da Fundação CASA nas regiões da capital, Baixada Santista, Franco da Rocha, Guarulhos e Santo André. Os seis finalistas, selecionados em setembro, representam os centros CASA Nova Vida, Rio Tamisa e Chiquinha Gonzaga (feminino), em São Paulo, e os CASAs Osasco I, Praia Grande I e Peruíbe. Os adolescentes premiados receberão certificados e medalhas conforme sua classificação, enquanto o centro de atendimento da equipe vencedora será agraciado com um troféu.
“Estamos mostrando a esses adolescentes que o empreendedorismo vai além de uma oportunidade de negócio; é uma forma de transformação pessoal e social. Ao desenvolverem seus projetos, eles aprendem a lidar com desafios, tomar decisões e pensar no futuro de maneira estratégica. Esse prêmio é um reconhecimento da capacidade deles de criar, inovar e se reinventar. Queremos que saiam daqui com a confiança de que podem trilhar um novo caminho, independente das adversidades que enfrentaram no passado. Nosso compromisso é dar as ferramentas, mas a verdadeira mudança vem deles”, destacou Claudia Carletto, presidente da Fundação CASA.