quinta-feira, novembro 14, 2024

Beiersdorf, Atados e Plan International promovem reflexões sobre o empoderamento feminino e equidade de gênero

Compartilhar

A Beiersdorf, casa de NIVEA e Eucerin, em parceria com o Atados e a Plan International, celebrou, no dia 7 de outubro, o Dia Internacional da Menina. O evento contou com a participação de 19 jovens da Plan International por meio de conversas e atividades sobre empoderamento feminino, educação financeira e saúde integral, além de tratar dos desafios que elas enfrentam globalmente rumo à igualdade de gênero.

O Dia Internacional da Menina, celebrado no dia 11 de outubro, foi instituído pela ONU em 2012, após uma proposta da Plan International. A data tem como objetivo reconhecer os direitos das meninas, promover o empoderamento e ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades de gênero. O marco é uma oportunidade para sensibilizar a sociedade sobre as barreiras que meninas enfrentam, como violência e discriminação, especialmente em áreas de conflito.

É visível a necessidade de acelerar o progresso rumo à paridade entre homens e mulheres. Segundo o Fórum Econômico Mundial, ainda está a 134 anos de alcançar a igualdade de gênero em âmbito social e de direitos. No Brasil, essa realidade se reflete especialmente no empoderamento político, onde a participação feminina está abaixo da média global, com apenas 22% de representantes mulheres nos centros de poder governamentais.

Ana Bógus, primeira mulher presidente da Beiersdorf Brasil, acredita que acelerar o relógio da igualdade de gênero é uma responsabilidade compartilhada por todos. ‘’Ao criarmos espaços para meninas e mulheres se desenvolverem plenamente, estamos construindo um futuro com mais oportunidades para essas jovens. Na Beiersdorf somos movidos pelo Cuidado e sabemos que, para avançarmos como sociedade, é essencial promovermos um ambiente de igualdade, dignidade e respeito”.

A Beiersdorf, que conquistou a paridade de gênero global em suas posições de liderança em 2023 com um ano e meio de antecedência, está empenhada em continuar promovendo a diversidade e inclusão em todas as suas áreas de atuação. No Brasil, 50% dos cargos de diretoria da companhia já são ocupados por mulheres e, globalmente, elas ocupam 50,1% das posições de gerência e diretoria nos mais de 100 países em que a Beiersdorf atua, enquanto o conselho executivo é composto por 42,9% de mulheres, um marco expressivo.

Além disso, 57% dos cargos de liderança da empresa no país estão nas mãos de executivas, e quando analisamos o quadro geral de colaboradores, 62% são mulheres. Com tudo isso, como parte da agenda de propósito Cuidado Além da Pele, o evento buscou não apenas sensibilizar, mas também engajar as participantes e voluntárias em uma jornada que visa acelerar o relógio da equidade e transformar a realidade de meninas e mulheres.

Projetos da Beiersdorf com a Plan International 

A Plan International, fundada em 1937, é uma das maiores ONGs dedicadas à promoção dos direitos das crianças e à igualdade de gênero, com presença em mais de 75 países. Defensora incansável do empoderamento feminino e da eliminação das desigualdades de gênero, por meio de iniciativas como o movimento #MeninasOcupam, a Plan trabalha para garantir que meninas tenham voz ativa e ocupem espaços de poder e influência, contribuindo diretamente para a construção de uma sociedade mais justa.

A parceria entre a Beiersdorf e a Plan International tem sido fundamental para ampliar a agenda de propósito Cuidado Além da Pele, refletindo o compromisso da empresa com o impacto social em diversas comunidades. Essa colaboração tem fortalecido iniciativas de grande relevância, como o projeto Famílias que Cuidam, que promove o desenvolvimento infantil ao enfatizar a importância do brincar durante a primeira infância. Através de atividades lúdicas e educativas, as famílias são incentivadas a compreender a importância do cuidado emocional e cognitivo, elementos essenciais para o crescimento saudável das crianças.

Outro destaque é o programa Aprender e Proteger, voltado para adolescentes de 13 a 18 anos, com foco no combate à violência sexual baseada em gênero. Este projeto utiliza a educação como uma ferramenta poderosa para a autoproteção, ajudando os jovens a reconhecerem e lidarem com situações de risco, além de fortalecer sua confiança e promover um ambiente seguro.

Essas iniciativas não apenas impactam positivamente as comunidades atendidas, mas também fortalecem o vínculo com os valores de cuidado e proteção promovidos pela NIVEA. A parceria com a Plan International também oferece aos colaboradores da Beiersdorf a oportunidade de se engajarem em causas sociais de forma ativa, contribuindo para um impacto profundo e duradouro em suas comunidades.

Leia Mais

Outras Notícias